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Cautela nas compras de fim de ano para fugir do superendividamento

09/12/2013

Pesquisar, pechinchar preços e fazer uma lista dos presentes que pretende comprar são algumas das dez dicas que ajudam a economizar; consumidor pode aproveitar o momento para abrir gratuitamente o seu Cadastro Positivo

Os consumidores estão indo às compras de fim de ano, aproveitando principalmente a primeira parcela do 13º salário. É neste momento em que os economistas da Serasa Experian recomendam cautela e planejamento para que o cidadão não comprometa ainda mais a sua renda, evitando assim o superendividamento. Pechinchar preços, pesquisar boas condições de pagamento e fazer uma lista dos presentes que pretende comprar ajudam a economizar na hora das compras, principalmente em um momento de constante oscilação do dólar, que pode ter deixado alguns produtos mais caros.

Segundo os economistas da Serasa Experian, não há problemas em parcelar, no entanto, eles orientam que essas parcelas não sejam muito altas e nem a longo prazo. O consumidor deve considerar que acumular dívidas envolve uma incerteza no futuro, além do perigo de perder o controle do que tem a pagar. Por isso, evitar parcelar os presentes em muitas vezes é a melhor saída. Os prazos mais curtos reduzem o risco do superendividamento.

Se o consumidor optar por usar o cartão de crédito ou o cheque pré-datado, ele precisa, antes, fazer um levantamento das dívidas que já possui para saber o quanto da renda já está comprometida. De acordo com os economistas, muitas vezes, o cidadão não consegue visualizar o que está devendo, faz mais compras e, quando a fatura chega ou o cheque cai na conta, o valor extrapola a sua capacidade de pagamento. A compra de um presente não deve ser a desculpa para o cidadão recorrer às linhas caras de crédito, como o cheque especial, por exemplo.

Outra orientação é resistir aos apelos de marketing e reunir a família para decidir o que é preciso comprar nesta época. Isso porque deve se levar em conta, por exemplo, as promoções realizadas pelo comércio no início de 2014. Pode ser um bom negócio esperar pela sonhada geladeira até janeiro, quando geralmente as lojas fazem suas liquidações.

Também é preciso lembrar que o início de 2014 chega repleto de gastos para o consumidor, como IPVA, IPTU, matrícula, material escolar e despesas com as férias, como passeios e viagens. Essas contas já devem ser consideradas no planejamento da família.

10 dicas para o consumidor planejar melhor as compras de fim de ano:

1ª Planeje os gastos. Antes de ir às compras, faça uma relação das dívidas pendentes para saber o quanto da renda já está comprometida e o quanto pode ser gasto;

2ª Lembre-se das dívidas já realizadas com o cartão de crédito. Tenha em mente o que uma compra pode significar na fatura mensal;

3ª Faça uma lista dos itens que pretende comprar. Essa é uma das regras básicas para evitar gastar por impulso. Com o papel nas mãos, o consumidor só vai atrás dos produtos que realmente estão na lista sem cair em tentação. Especifique ainda o valor máximo a ser pago em cada presente;

4ª Pense no número de presentes necessários. Priorize as pessoas mais próximas;

5ª Deixe os filhos em casa. Assim não há o risco de ceder aos desejos da criançada. E se não tiver jeito, estipule um valor máximo que as crianças poderão gastar;

6ª Pesquise sempre: preços e condições de pagamento;

7ª Substitua itens. Caso encontre um item interessante e com preço menor, substitua;

8ª Evite parcelas altas e a longo prazo para evitar o superendividamento;

9ª Prepare-se para os gastos no início de 2014: IPVA, IPTU e despesas escolares;

10ª Se puder, espere as liquidações no início de 2014.

Aproveite as compras de final de ano e abra seu Cadastro Positivo

O consumidor pode também aproveitar as compras de final de ano parar aderir ao Cadastro Positivo Com ele, é possível usufruir de juros menores, prazo maior para pagamento e valor maior de financiamento.

O Cadastro Positivo mostra os compromissos financeiros já assumidos pelo consumidor no mercado, bem como as prestações quitadas, valorizando o histórico de crédito do consumidor que paga as suas contas em dia. O Cadastro Positivo é um indutor do bom comportamento do consumidor e de um antídoto contra o superendividamento. Já o cadastro negativo, segundo o nosso economista, limita a capacidade do credor de analisar a situação daquele CPF, que pode ter sido negativado por uma dívida, mas, em contrapartida, ter muitos outros financiamentos pagos corretamente, que não são considerados.

O consumidor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades ou no site da Serasa Experian (http://www.cadastropositivo.com.br/), por meio do Certificado Digital, nas agências bancárias do seu relacionamento ou nas lojas onde costuma comprar a prazo. Caso o cidadão opte por fazer a adesão ao Cadastro Positivo, em uma agência da Serasa Experian, ele deverá apresentar um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada. Em uma semana, o CPF já estará incluído no cadastro.

A relação dos endereços das agências da Serasa Experian encontra-se no site: www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

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