Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Maioria dos inadimplentes desconhece o valor total das dívidas

21/11/2013

60% dos devedores ainda afirmam que, normalmente, falta dinheiro no fim do mês; Quase metade da renda mensal está comprometida com dívidas. Para ajudar o consumidor, Serasa Experian realiza Feirão em São Paulo e também oferece serviço que conta com a participação de diversas empresas

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian feita com cerca de 1000 consumidores apontou que cerca de 25% se declaram inadimplentes – eles afirmaram não estar em dia com o pagamento de, pelo menos, uma despesa no mês. Do total de entrevistados que se afirmam inadimplentes, 38% admitem não ter ideia de qual é o valor total das contas ou parcelas em atraso, enquanto que 32% sabem o valor exato e 30% estimam um valor aproximado. A quantidade de pessoas que desconhecem o total de suas dívidas é ainda maior quando se divide o estudo por classes sociais, chegando a 42% de pessoas da classe C que se encontram nesta situação.

Para 41% dos inadimplentes, o motivo para não conseguir pagar as dívidas foi o desemprego. Outros 15% afirmaram ter comprometido parte da renda com despesas de reforma ou financiamentos de carro/imóvel. Apenas 6% apontaram o aumento do custo de vida, enquanto que 21% afirmaram que a situação financeira piorou, devido a descontrole nos gastos da casa. Ao serem questionados sobre sobrar ou faltar dinheiro no fim do mês, 60% dos inadimplentes disseram que normalmente, falta dinheiro. Apenas 12% disseram que normalmente sobra dinheiro, enquanto que 27% disseram que em alguns meses o dinheiro sobra e em outros falta. Os consumidores pesquisados também apontaram que, do total da renda mensal, em média 46% são destinados para o pagamento de dívidas.

Do total de pesquisados que se declararam inadimplentes, 34% possuem entre 30 e 39 anos; 22%, entre 40 e 49 anos; 18%, tem de 25 a 29 anos; 16%, 50 a 59 anos e 9%, de 20 a 24 anos de idade. A maior parte está concentrada na região Sudeste do país, equivalente a 43% do total, seguida pela região Nordeste, com 31%. O Sul vem em terceiro lugar, com 12%, seguidos por Centro-Oeste e Norte, com 7% cada um.

Para cerca de um terço dos inadimplentes pesquisados, a situação financeira nos últimos 2 anos sofreu impacto negativo. 14% afirmaram que, durante este período, a situação financeira piorou muito. Para 16%, piorou um pouco. 32% afirmam que melhorou um pouco, 29% disseram que a situação continuou a mesma e apenas 10% afirmaram que, nos últimos 24 meses, a situação financeira melhorou muito – mas, ainda assim, continuaram inadimplentes.

Ao serem questionados o que fazem quando falta dinheiro, 41% afirmaram que cortam ou economizam em algumas despesas. 13% disseram que pedem ajuda a familiares ou amigos. 12% dos entrevistados afirmaram entrar no cheque especial. 9% informaram que não pagam o total da fatura do cartão, 8% continuam a consumir e deixa de pagar algumas contas e 6% usam o cartão de crédito. Os 11% restantes buscam outras soluções.

Dentre os produtos/serviços financeiros que estavam utilizando no momento da realização da pesquisa (esta pergunta permitia múltiplas respostas), 51% afirmaram utilizar cartão de crédito. 36% utilizaram carnê de loja, ou seja, algum parcelamento com carnê de loja. 25% afirmaram usar cheque especial/limite de conta corrente, 25% empréstimo pessoal em banco, 14% crédito consignado, 13% cheque pré-datado e 9% crédito pré-aprovado em banco. 21% afirmaram estar financiando automóveis. 27% usam cartões de lojas ou supermercados. 13% usam empréstimos obtidos de familiares/colegas e 10% estão comprometidos com financiamentos de imóveis. Apenas 14% dos entrevistados afirmaram não estar utilizando nenhum produto/serviço financeiro no momento.

Serasa Experian realiza Feirão Limpa Nome em São Paulo

Até sábado, 23 de novembro, a Serasa Experian promove mais uma edição presencial do Feirão Limpa Nome em São Paulo. Realizado no estacionamento do Mais Shopping, ao lado do Terminal Santo Amaro (Av. Padre José Maria, s/n), o evento permite aos consumidores renegociar suas pendências financeiras diretamente com as empresas participantes, com condições personalizadas e descontos especiais. No total, 14 instituições estão presentes no feirão: Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Santander, Santander Financiamentos, Caixa Econômica Federal, Banco Pan, HSBC, Losango, Eletropaulo, Pernambucanas, Recovery e Cred System.

O consumidor que tiver pendências com essas empresas poderá comparecer ao local, das 8h às 18h, com o CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho) para fazer a renegociação. Todas as instituições participantes do Feirão Limpa Nome oferecerão vantagens exclusivas a seus clientes para a negociação de pendências financeiras. Para isso, as empresas terão à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permitirá uma análise detalhada da situação de cada consumidor. Segundo a superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin, este é um ótimo momento para o consumidor colocar a sua vida financeira em ordem e desfrutar do crédito neste período do ano, próximo às datas comemorativas como o Natal. “A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida frente a frente com a empresa aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes.”

Consumidores de outros estados podem aproveitar o Limpa Nome On-line

Cidadãos de outras cidades não ficarão de fora. Quem não puder comparecer ao feirão presencial da Serasa Experian, pode aproveitar a versão on-line do Limpa Nome para renegociar pendências financeiras e limpar o nome. A Serasa Experian oferece aos consumidores que buscam quitar dívidas o Limpa Nome On Line, serviço gratuito e aberto 24 horas e todos os dias do ano. Lançado no ano passado, o Limpa Nome On-line conta com a participação de cerca de 90 empresas de diferentes setores. A iniciativa pioneira permite que consumidores de todo o Brasil possam renegociar suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa.

Milhares de brasileiros já acessaram o site serasaconsumidor.com.br e se cadastraram no Limpa Nome On-line, a fim de renegociar dívidas pendentes. Após o cadastro, caso esteja em débito com alguma das empresas, o cidadão pode proceder à negociação – ao entrar no site, será disponibilizada a relação de dívidas registradas na base de dados da Serasa referentes àquele CPF e com quais empresas, permitindo ao consumidor que escolha quais pendências deseja regularizar, negociando a forma e as condições de pagamento que melhor se encaixarem no orçamento.

A partir daí, basta escolher e clicar no nome de uma das empresas participantes para que o consumidor seja levado a uma página na qual são apresentadas as dívidas que ainda estão em aberto, bem como canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). Em seguida, o consumidor deve entrar em contato diretamente com as empresas para negociar formas de pagamento ou possíveis descontos na dívida – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria companhia. Todas as propostas, por sinal, são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada.

Como o site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor, quem não tiver internet em casa pode ainda usar qualquer computador ou lan house para entrar no site da Serasa Experian – o acesso ao site está disponível 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento) e o cidadão não paga nada para acessar o Limpa Nome On-line ou negociar com as empresas.

Agenda

Feirão Limpa Nome – São Paulo – SP.

Data: de 19 a 23 de Novembro.

Horário: das 8h às 18h.

Local: Estacionamento do Mais Shopping, ao lado do Terminal Santo Amaro e próximo à estação Largo 13 do Metrô (Linha Lilás).

Endereço: Av. Padre José Maria, s/n – Santo Amaro – São Paulo – SP.

Imprescindível levar CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho)

Aos veículos interessados em cobrir os feirões presenciais, é imprescindível o credenciamento. As informações devem ser enviadas para Marcos Fidalgo, e-mail marcos.fidalgo@br.experian.com, ou pelo telefone 11 2847-9181.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência e ouviu 1000 consumidores em todo o país, em 2012. As entrevistas foram feitas por telefone e a margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

# # #

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.