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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresce 6,5% em outubro

14/11/2013

Alta dos juros trava maior recuperação da demanda por crédito

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito aumentou 6,5% em outubro/13, recuperando-se parcialmente da queda de 9,8% observada em setembro/13. Contudo, na comparação com outubro do ano passado, houve recuo de 5,2% na demanda por crédito. No acumulado do ano, isto é, de janeiro a outubro de 2013, a demanda dos consumidores por crédito cresceu 3,6% frente ao período de janeiro a outubro de 2012.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o encarecimento do custo do crédito determinado pelas sucessivas elevações da taxa básica de juros (taxa Selic) tem desestimulado os consumidores a ampliar seus níveis de endividamento, especialmente diante de uma conjuntura econômica caracterizada por maiores graus de incerteza. Vale lembrar também que a greve dos bancários encerrou-se no dia 14 de outubro, podendo ter acarretado dificuldade de acesso dos consumidores a determinadas linhas de crédito no mês passado até aquela data.

Análise por classe de renda pessoal mensal

 

Os consumidores de baixa renda exibiram as maiores altas na busca por crédito no mês passado. Os que ganham até R$ 500 expandiram a sua demanda por crédito em 12,1% e os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais aumentaram a busca por crédito em 9,8%. Em seguida, observaram-se altas de 4,3% na demanda por crédito na faixa de R$ 1.000 a R$ 2.000 mensais e de 0,6% para aqueles que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês.

Na direção contrária, os consumidores de mais alta renda – entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais e aqueles com mais de R$ 10.000 mensais – reduziram as suas demandas por crédito em 3,1% e 2,3%, respectivamente, em outubro/13.

Os consumidores de menores rendimentos lideram a expansão da demanda por crédito no acumulado do ano, isto é, de janeiro a outubro de 2013: crescimento de 10,5% para os consumidores que recebem até R$ 500 mensais e de 5,6% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês. Para os consumidores com rendimentos mensais entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o aumento acumulado de janeiro a outubro de 2013 da demanda por crédito foi de 1,5%.

Já os consumidores das camadas de rendas mais altas exibem quedas em termos de demanda por crédito no acumulado do ano: diminuição de 0,7% para os consumidores que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês; recuo de 2,4% para os consumidores que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais e queda de 1,4% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 por mês.

Análise por região

A única queda em outubro/13, na demanda dos consumidores por crédito, ocorreu na região Centro-Oeste: recuo de 4,3% frente a setembro/13. Nas demais regiões as altas em outubro/13 foram de: Norte (16,4%); Nordeste (14,6%); Sul (10,9%) e Sudeste (2,9%).

No acumulado do ano, isto é, de janeiro a outubro de 2013, as regiões Norte e Nordeste acusam as maiores taxas de crescimento da demanda dos consumidores por crédito: altas de 13,9% no Norte e de 10,4% no Nordeste. No Sul, a alta de janeiro a outubro totalizou 4,7%. A região Sudeste acumulou crescimento de 0,8% na demanda dos seus consumidores por crédito. O Centro-Oeste é a única região que exibe queda na demanda do consumidor por crédito no acumulado do ano: recuo de 2,1% frente a janeiro a outubro de 2012.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

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