Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Cadastro Positivo benefício para Micro e pequenos empreendedores

01/11/2013

Falta de informações sobre as micro e pequenas empresas tendem a reduzir ou burocratizar a concessão de crédito, afirma o diretor de Cadastro Positivo, Laércio de Oliveira Pinto em livro do Sebrae

São Paulo, 01 de novembro de 2013 – Nesta segunda-feira, 04, em Fortaleza, será lançado o quinto volume do livro Serviços Financeiros – da coletânea Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas, do Sebrae, no V Fórum Banco Central Sobre Inclusão Financeira. O livro conta com o artigo Cadastro Positivo também é aliado do micro e pequeno empreendedor, de autoria do diretor de Cadastro Positivo, Laércio de Oliveira Pinto.

Historicamente, o acesso ao crédito é essencial para o desenvolvimento da economia em qualquer parte do mundo. Mas a falta de garantias e informações sobre pessoas e empresas – principalmente micro e pequenas – tendem a reduzir ou burocratizar a concessão, imobilizando esse mercado. O compartilhamento de informações sobre a reputação de pessoas físicas e jurídicas pelos credores é o caminho mais viável para o combate à assimetria de dados e para a consequente alocação mais eficiente do crédito.

No Brasil, um dos principais obstáculos ao avanço do crédito é justamente a falta de informações confiáveis sobre as atividades financeiras do pequeno empreendedor, aliada aos baixos valores financiados e ao elevado custo operacional dos credores. A implantação do crédito em escala mais ampla e a juros mais baixos, destinado às MPEs – que representam mais de 98% dos estabelecimentos formais do país e precisam dos recursos para desenvolver seus negócios –, requer uma compreensão abrangente, por parte de quem financia. E este conhecimento passa, invariavelmente, pelo cadastro positivo.

“O Cadastro Positivo promove a expansão do crédito para os consumidores e micro e pequenas empresas de forma sustentável, com significativos ganhos em termos de custos e agilidade, para as concedentes e tomadores de crédito”, diz o diretor de Cadastro Positivo da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto.

O micro e pequeno empreendedor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades ou no site da Serasa Experian www.cadastropositivo.com.br e nas agências bancárias. Se for por meio do site, autorização do deve ser feita com o uso do Certificado Digital. Caso o cidadão opte por fazer a adesão ao Cadastro Positivo, em uma agência da Serasa Experian, ele deverá apresentar um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada.

A relação dos endereços das agências da Serasa Experian encontra-se no site: www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias

Serviço:
Data:
04/11/2013

Local: V Fórum Banco Central Sobre Inclusão Financeira

Horário: 16h40

Endereço: Centro de Eventos do Ceará, na Avenida Washington Soares, 1141 – Pavilhão Oeste, em Fortaleza.

Você também lê esta notícia em:

www.serasaexperian.com.br/release/noticias/index.htm

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.