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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor cai 2,8% em setembro

10/10/2013

É a quarta queda mensal consecutiva registrada pelo índice

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor continua em queda. Em setembro deste ano, na comparação com o mês anterior, o índice caiu 2,8%, representando a quarta queda mensal consecutiva. Na relação anual – setembro deste ano contra o mesmo mês do ano passado – o indicador também registrou declínio de 10,8%. No acumulado de janeiro a setembro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice perdeu o fôlego e apresentou alta de 0,7%. Nos primeiros oito meses do ano, o indicador havia registrado crescimento de 2,2%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a manutenção das baixas taxas de desemprego, o recuo da inflação após as fortes altas verificadas durante o primeiro semestre e a atitude mais cautelosa dos consumidores perante a contratação de novas operações de crédito têm contribuído para queda sistemática da inadimplência ao longo destes últimos meses.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e a inadimplência com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador, com variações negativas de 2,6% e 2,9% e contribuições negativas de 1,1 p.p. e 1,3 p.p., respectivamente. Os títulos protestados também caíram 20% e registraram uma leve contribuição negativa de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos apresentaram variação e contribuição nulas no índice de setembro de 2013, veja a tabela abaixo:

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Setembro 2013 X Agosto 2013

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

-2,6

-2,9

-20,0

0,0

-2,8

Peso (%)

43,7

47,0

1,4

7,9

100,0

Contribuição (p.p.)

-1,1

-1,3

-0,3

0,0

-2,8

 Fonte: Serasa Experian

Valor médio dos títulos protestados tem queda em setembro

O valor médio dos títulos protestados apresentou queda de 5,2% de janeiro a setembro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas não bancárias também caíram 4,6%. Já os cheques sem fundos e as dívidas com os bancos registraram alta de 9,2% e 2,4%, respectivamente, confira a tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Set 2012

Valor médio das dívidas Jan a Set 2013

Variação (%)

Títulos protestados

R$ 1.458,58

R$ 1.382,66

-5,2%

Dívidas não bancárias

R$ 330,81

R$ 315,70

-4,6%

Cheques sem fundos

R$ 1.503,91

R$ 1.642,30

9,2%

Dívidas com os bancos

R$ 1.298,54

R$ 1.330,14

2,4%

 Fonte: Serasa Experian

 

A série histórica deste indicador está disponível em

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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