Últimas Notícias

Serasa Consumidor

Proteger o CPF custa pouco, diz Serasa Experian

30/09/2013

O serviço avisa consumidor por e-mail e mensagem de celular toda vez que o CPF dele for consultado na hora de uma compra no comércio ou ao tomar um empréstimo em bancos. Parcelas atrasadas que podem gerar negativação também são comunicadas

A cada 14,8 segundos, uma pessoa é vítima de fraude no país. E diante de uma indústria que está a todo vapor, criando novas formas de golpes com grande rapidez, o consumidor deve ficar atento. Em alguns casos, o consumidor não precisa fazer nada para ser vítima de um golpe. Foi o que aconteceu com o consultor de segurança da informação, o seu Edison Fontes, que descobriu duas linhas de telefone cadastrada em seu CPF por meio de um serviço da Serasa Experian que monitora 24 horas o CPF, o MeProteja.

O MeProteja avisa o cidadão por e-mail e mensagem no celular (SMS) toda vez que o CPF dele for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos. É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência. O MeProteja também informa ao consumidor a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados com seu CPF. Parcelas atrasadas que podem gerar negativação também são comunicadas. O cidadão pode adquirir um serviço da Serasa Experian pagando de R$19,90 a R$10,00 por mês, dependendo do plano.

“Se não fosse o MeProteja, teria enfrentado uma dor de cabeça muito maior”, diz Fontes. O consultor, ao entrar em contato com a central de atendimento da empresa de telefonia, teve que atender uma série de exigências para tentar desfazer a fraude, o que não foi possível. “Os fraudadores estavam pagando as contas das linhas telefônicas em dia. Tinha coisa muito pior aí por vir”, conta.

“Nós olhamos o seu CPF por você”, diz a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin. “O MeProteja é a segurança do seu nome limpo 24 horas”.

Os avisos sobre compras ou empréstimos que tenham sido realizadas no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone da Serasa Experian. Caso o consumidor não reconheça a transação sobre a qual foi avisado, ele poderá ligar à Serasa Experian.

O procedimento para obter o benefício é simples: o consumidor deve acessar o link http://serasaconsumidor.com.br/meproteja, fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.

Após algumas horas, a pessoa receberá um relatório (veja modelo abaixo) no qual constará a existência ou não de outras pendências financeiras registradas na Serasa Experian; se há empresas abertas por aquele CPF e quais números de telefones fixos foram cadastrados no documento e quais empresas o consultaram nos últimos quatro meses. Um novo relatório será gerado a cada 15 dias, mesmo que não hajam notificações a serem feitas, garantindo a tranquilidade do usuário.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

 

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

 

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.