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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência registra a terceira queda mensal consecutiva

11/09/2013

É a menor variação para um mês de agosto desde 2004

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor continua perdendo o fôlego. Em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior, o índice registrou queda de 5,5%. É o terceiro recuo mensal consecutivo e a menor variação para um mês de agosto desde 2004. Na relação anual – agosto deste ano contra o mesmo mês do ano passado – o indicador também caiu 10,0%. No acumulado de janeiro a agosto de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice desacelerou e apresentou alta de 2,2%. Nos primeiros sete meses do ano, o indicador havia registrado crescimento de 4,0%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da inadimplência do consumidor em agosto, a exemplo do que ocorreu também nos meses anteriores (julho e junho), decorre de um posicionamento mais cauteloso do consumidor face à aquisição de novas dívidas/financiamentos, tendo em vista o aumento dos juros e as incertezas do cenário econômico trazidas pela alta do dólar. Da mesma forma, tem também contribuído para a queda da inadimplência o maior interesse do consumidor pela renegociação das dívidas em atraso.

A inadimplência com os bancos apresentou queda de 5,4% e contribuição negativa de 2,5 p.p. As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos também tiveram queda de 4,4% e 13,4%, com contribuições negativas de 1,9 p.p. e 1,0 p.p., respectivamente. Já os títulos protestados cresceram 2,1% e tiveram contribuição nula no indicador de agosto de 2013. Veja tabela abaixo:

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor

Agosto 2013 X Julho 2013

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

-4,4

-5,4

2,1

-13,4

-5,5

Peso (%)

43,8

47,0

1,3

7,8

100

Contribuição (p.p.)

-1,9

-2,5

0,0

-1,0

-5,5

Fonte: Serasa Experian

Valor médio das dívidas não bancárias e títulos protestados cai em agosto

O valor médio da inadimplência não bancária e dos títulos protestados apresentou queda de 5,9% e 4,1%, respectivamente, de janeiro a agosto de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as dívidas com os bancos e cheques sem fundos registraram alta de 3,7% e 9,9%, respectivamente. Veja tabela abaixo:

 

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan a Ago 2012

Valor médio das dívidas Jan a Ago 2013

Variação (%)

Dívidas não bancárias

R$ 341,72

R$ 321,50

-5,9%

Títulos protestados

R$ 1.442,74

R$ 1.382,87

-4,1%

Dívidas com os bancos

R$ 1.298,18

R$ 1.346,05

3,7%

Cheques sem fundos

R$ 1.486,95

R$ 1.634,08

9,9%

 Fonte: Serasa Experian

 

A série histórica deste indicador está disponível em

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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