Últimas Notícias

Notícias

Com o dólar em alta, brasileiro deve ter cautela no consumo e substituir viagens ao exterior por destinos nacionais, alerta Serasa Experian

09/09/2013

A elevação da moeda norte-americana enfraquece o poder de compra do cidadão e encarece diversos produtos presentes no dia a dia, como o pãozinho

A alta do dólar, frente ao real, está complicando a vida financeira do brasileiro e enfraquecendo o seu poder de compra. Os economistas da Serasa Experian orientam que o consumidor tenha cautela no consumo de produtos e serviços, principalmente os que possuem componentes importados. A elevação da moeda norte-americana fez subir os preços de alguns tipos de alimentos presentes no dia a dia do cidadão, como o pãozinho, feito de farinha de trigo, já que grande parte do que é consumido no país é fruto de importação.

O consumidor também deve ficar atento aos preços dos eletroeletrônicos e automóveis. Muitos deles são compostos parcial ou totalmente por peças importadas e com a variação do dólar, esses produtos estão cada vez mais caros. Nesse momento, o cidadão deve dar preferência a outras marcas que são fabricadas dentro do país ou aguardar um momento mais propício para fazer a compra, recomendam os economistas.

As viagens ao exterior também podem ser evitadas para não pesarem ainda mais no bolso do brasileiro. Com a variação da moeda, o setor de turismo é um dos que mais sofre alteração nos preços. Segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor que está pensando em planejar as férias de verão deve optar por destinos nacionais para não ter prejuízos na conversão de moedas.

Quem já está com viagem internacional marcada pode se planejar para evitar gastos excessivos. Evitar utilizar o cartão de crédito, que contém taxas altas de IOF, é uma das alternativas. Uma boa opção de pagamento para o turista que vai para o exterior é o cartão de débito pré-pago. A vantagem é de que o consumidor deposita um determinado valor e, no destino, limita-se a gastar dentro do planejado. O cartão pode ser solicitado em bancos, agências de turismo e casas de câmbio, e o cidadão precisa pagar uma taxa sobre a quantia depositada.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

# # #

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.