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Solução da Serasa Experian rentabiliza carteira em até 32%

16/07/2013

O PowerCurve Gestão de Clientes foi desenvolvido para resolver problemas típicos dos segmentos de cartões de crédito, varejo e administradoras de cartões, como a inativação de consumidores aptos às compras, mas que não são atraídos com boas propostas de produtos ou serviços e deixam de ser lucrativos para as empresas

Boa parte das empresas, na ânsia de incrementar as vendas, volta-se apenas para a conquista de novos clientes, esquecendo-se daqueles que já fazem parte da carteira e podem trazer bons resultados de vendas quando devidamente estimulados. “A prospecção custa até cinco vezes mais do que a manutenção da clientela já conquistada”, afirma o presidente de Decision Analytics da Serasa Experian, Marcelo Kekligian.

Para se ter uma ideia da importância de investir em ações para rentabilizar os clientes, no caso dos varejos com cartões de crédito marca própria, apenas 20% do total de cartões são utilizados após um ano da data de emissão. O dado, revelado por um estudo da Serasa Experian, mostra que, teoricamente, uma boa parcela da carteira não recebe incentivos para seguir consumindo por essa via de crédito.

Automatizar a gestão do portfólio com o objetivo de rentabilizar e fidelizá-lo é a proposta do PowerCurve Gestão de Clientes, nova solução da Serasa Experian desenhada para atender varejos de médio e grande portes, pequenas e médias financeiras e administradoras de cartão. Ela realiza a segmentação e aplica estratégias de gestão customizadas, voltadas a estimular as vendas, além de promover ações preventivas de retenção e fidelização. A solução também contempla a consultoria para análise prévia da situação da empresa, suporte no desenho das estratégias, revisão periódica da política implantada, melhores práticas para gestão e cobrança, além de relatórios mensais de monitoramento.

De acordo com estudo da Serasa Experian junto a um banco de varejo, a utilização do PowerCurve Gestão de Clientes Varejo foi responsável por lucros 32% superiores, enquanto a aplicação de métodos criados internamente pelas empresas, sem tecnologia específica, incrementaram apenas 2,8%.

Segundo Kekligian, faltam a esses varejistas iniciativas como envio de cartas parabenizando o cliente pelo aniversário ou promoções que considerem as características de consumo de cada um. “Algumas vezes, a empresa tem uma base de dados, mas não consegue operacionalizá-la de maneira que as informações se transformem em práticas rentáveis para o negócio”, diz. Os sistemas manuais de fidelização desenvolvidos pelos próprios varejistas demandam tempo, ocupam a equipe, mas podem ser pouco funcionais, frustrando os resultados.

Uma das preocupações no desenvolvimento do PowerCurve Gestão de Clientes é justamente a aplicabilidade voltada a segmentos com pouco conhecimento de gestão e que, portanto, precisam de soluções simplificadas, preço atrativo e praticidade. O PowerCurve Gestão de Clientes é ágil e flexível, reduzindo significativamente custos com infraestrutura e mão de obra. A solução fica hospedada na própria Serasa Experian, que oferece a segurança do processamento de dados no maior bureau de crédito da América Latina.

Cenário

Desde o final de 2010, os consumidores sofrem um bombardeio de ofertas de crédito, mas a grande maioria é aleatória, sem endereço certo. “Cada cliente se comporta de maneira única e merece propostas assertivas, de acordo com seu padrão, sob o risco de ignorar a empresa que não o atende de maneira pessoal”, justifica o presidente. A utilização crescente de crédito por jovens na faixa dos 25 anos é outro fator que leva à necessidade de uma adequação na abordagem. “As empresas terão que encontrar caminhos para manter ou otimizar os ganhos e o sucesso dessa operação passa inevitavelmente pela fidelização e rentabilização dos clientes”, diz Marcelo.

 

Confira exemplos de ações sugeridas pelo PowerCurve Gestão de Clientes, após a análise e segmentação da carteira:

*O PowerCurve Gestão de Clientes garante o acompanhamento da situação cadastral do cliente no mercado, graças ao acesso ao banco de dados Serasa Experian. Dessa forma é possível identificar a necessidade de medidas preventivas de contenção de despesas, diminuindo as chances de prejuízos para o credor.

A solução ainda garante que as ações sejam executadas em caráter de teste, apenas para um grupo pré-estabelecido, a fim de verificar a eficácia do procedimento, com a vantagem de a companhia poder expandir ou restringir a operação.

Decision Analytics

Decision Analytics é uma Unidade de Negócios da Serasa Experian líder em serviços para alcançar e sustentar um crescimento significativo. Oferece soluções de alto valor agregado que ajudam as empresas a tomar decisões baseadas em análises, apoiando objetivos estratégicos, em todo o ciclo do negócio. DA oferece suporte para todas as etapas do ciclo de negócios. As soluções estão formatadas como serviços de consultoria, ferramentas analíticas, softwares e sistemas, além dos cursos da Academia de Crédito Serasa Experian, que levam o know-how da companhia até o mercado.  Mais informações:  www.serasaexperian.com.br/da

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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