Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresce 6,1% primeiro semestre 2013

15/07/2013

Consumidores de baixa renda impulsionaram a busca por crédito no semestre

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito durante o primeiro semestre de 2013 foi 6,1% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Naquela época, por conta da inadimplência do consumidor em ascensão, a demanda do consumidor por crédito havia recuado 7,4% no primeiro semestre de 2012 comparativamente aos seis primeiros meses de 2011.

Embora tenha crescido 6,1% neste primeiro semestre de 2013, tal desempenho mostrou-se inferior aos verificados nos primeiros semestres de 2010 e 2011, períodos em que a demanda do consumidor por crédito registrou expansões de 16,6% e 13,7%, respectivamente. Além disto, os economistas da Serasa Experian alertam para o atual momento de desaceleração do crescimento da procura por crédito, dado que a variação acumulada até abril/13 estava em 8,7%, recuou para 6,4% em maio/13 e encerrou o semestre com 6,1% de crescimento. Este movimento de desaceleração tende a prevalecer ao longo dos próximos meses por causa do processo de elevação da taxa de juros em curso.

Análise por classe de renda pessoal mensal

 

 

Os consumidores de baixa renda lideraram a expansão acumulada no primeiro semestre de 2013 da demanda do consumidor por crédito: alta de 11,9% para os consumidores que recebem até R$ 500 mensais e crescimento de 7,9% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês. Para os consumidores com rendimentos mensais entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o aumento da demanda por crédito foi de 4,4%.

Por outro lado, as menores taxas de expansão da demanda do consumidor por crédito no acumulado de janeiro a junho de 2013 concentraram-se nas camadas de maiores rendas da população: altas de 2,2% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; de 0,9% para os consumidores com renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000; e de 1,9% para os consumidores com rendimentos superiores a R$ 10.000 mensais.

Análise por região

No acumulado do primeiro semestre de 2013, as regiões Norte e Nordeste registraram as maiores taxas de crescimento da demanda dos consumidores por crédito: altas de 15,7% no Norte e de 12,9% no Nordeste. No Sudeste, a alta de janeiro a junho totalizou 4,3%. A região Sul acumulou crescimento de 4,1% na demanda dos seus consumidores por crédito e no Centro-Oeste a alta de janeiro a junho deste ano foi de 1,9% frente ao primeiro semestre de 2012.

 

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.