Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio recua 1,6% em junho, revela Serasa Experian

03/07/2013

Onda de protestos afugentou o consumidor das lojas no mês passado

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em junho/13 recuou 1,6% na comparação com o mês imediatamente anterior (maio/13), já efetuados os devidos ajustes sazonais.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a onda de protestos ocorrida em várias cidades do país durante o mês de junho afugentou os consumidores das lojas, provocando recuo da atividade varejista. Além disto, o processo de elevação das taxas de juros e a queda dos níveis de confiança dos consumidores também impactaram negativamente o varejo durante o mês passado.

Os segmentos que experimentaram os maiores recuos foram o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-1,1%) e o de combustíveis e lubrificantes (-1,0%). Também o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios acusou queda de 0,2% no seu movimento em junho/13. No campo positivo tivemos as altas de 6,2% no movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças, de 1,1% nas lojas de material de construção e de 0,3% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado (junho/12), o movimento varejista em junho/13 cresceu 0,9%. Foi a menor taxa de crescimento interanual dos últimos 16 meses, isto é, desde março/12.

No acumulado do primeiro semestre a atividade do comércio fechou com alta de 8,1%, puxadas por variações idênticas dos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e de combustíveis e lubrificantes, ambas de 8,1%. Também o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas exibiu um desempenho satisfatório no semestre, encerrando com elevação de 6,1%. Já os segmentos de veículos, motos e peças e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios terminaram o primeiro semestre com desempenhos muito semelhantes (3,3% e 3,4%, respectivamente) e o de material de construção exibiu expansão de apenas 2,7% no primeiro semestre de 2013.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.