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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor apresenta a menor variação para o mês de maio desde 2000, revela Serasa Experian

12/06/2013

Com alta mensal de 0,1%, índice se manteve estável na comparação com abril

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor se manteve estável registrando alta de 0,1% em maio na comparação com o mês imediatamente anterior. É a menor variação para o mês de maio desde 2000. Na relação anual, maio deste ano contra o mesmo mês do ano passado – a inadimplência do consumidor teve crescimento de 0,5%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice continua perdendo fôlego e apresentou alta de 7,5%. No primeiro quadrimestre do ano, o indicador havia registrado alta de 9,5%.

Em maio, as comparações mensal, anual e acumulado apresentaram desaceleração. De acordo com os economistas da Serasa Experian, esses resultados são justificados pelo menor crescimento do consumo, pelos consumidores que estão buscando renegociar suas dívidas e pela cautela em relação ao aumento dos juros, que leva o consumidor a priorizar o pagamento das dívidas mais caras, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.

As dívidas com os bancos foram as responsáveis pela leve alta do índice em maio, com variação positiva de 4,2% e contribuição de 1,9 p.p. Já as dividas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.), os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram variações negativas de 3,6, 6,3 e 0,8, respectivamente, e não deixaram que a inadimplência do consumidor subisse mais. Veja tabela abaixo:

 

Cai o valor médio das dívidas não bancárias e títulos protestados   

O valor médio da inadimplência não bancária e dos títulos protestados apresentou queda de 12,2% e 1,8%, respectivamente, no acumulado dos primeiros cinco meses de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as dívidas com os bancos e os cheques sem fundos tiveram alta de 6,5% e 10,7%, respectivamente. Veja tabela abaixo:

 

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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