Últimas Notícias

Relatório de Conformidade Ambiental

12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

10/06/2013

Para não correr o risco de incentivar – mesmo indiretamente – o uso de mão de obra irregular, as companhias precisam saber quem já foi autuado por crimes dessa natureza. A Serasa Experian é a única empresa do mercado a disponibilizar o acesso às informações

Em 2002, a Organização Internacional do Trabalho, agência das Nações Unidas, instituiu a data de 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, 3,4 milhões de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos trabalham, de acordo com dados do IBGE, divulgados no final de maio, segundo o Censo 2010. A chance de uma empresa incentivar a utilização de mão de obra infantil, mesmo sem conhecimento de causa, é grande. Isso porque todas as companhias estabelecem algum tipo de relação com outras companhias, terceirizando serviços ou produção, financiando ou comprando matéria-prima e manufaturados. “E só há uma maneira de não correr riscos: isolar quem usufrui do trabalho irregular desses jovens”, argumenta Franklin Thame, gerente de riscos socioambientais da Serasa Experian. “Além do custo social de estimular esta prática, ainda existe o custo indireto para a reputação daqueles que se vinculam às empresas comprometidas com crimes trabalhistas e contra o meio ambiente. E a sociedade está cada vez mais atenta às não conformidades.”

Mas como saber quem é quemnesse universo de indústria, comércio e serviços? A Serasa Experian é a única a disponibilizar um relatório completo com informações socioambientais das companhias, incluindo subsídios sobre as relações trabalhistas adotadas. Trata-se do Conformidade Ambiental, uma base de dados de empresas causadoras de impactos nas relações de emprego ou contra o meio ambiente.  “O produto contém a lista das autuadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por terem infringido a legislação correspondente”, diz Franklin.

Há uma grande diversidade de dados ambientais e sociais levantados por inúmeros órgãos administrativos nos âmbitos estadual e federal, de maneira pulverizada. Mas o Conformidade Ambiental garante o acesso prático ao relatório de determinada empresa. Segundo o gerente, em um primeiro momento, a Serasa Experian identifica aquelas potencialmente causadoras de danos, confrontando os respectivos códigos CNAE com as listas indicativas de atividades que provoquem prejuízos à natureza, segundo as Resoluções do CONAMA (resolução 237 e 001/86). Em seguida, busca e apresenta informações sobre :

  • Trabalho infantil e (ou) escravo;
  • Licenciamentos, outorgas e autorizações ambientais;
  • Atendimento ao código florestal -Cadastro Ambiental Rural –CAR;
  • Infrações, autuações, sanções e acordos conciliatórios;
  • Certificados de regularidade e SICAFI – Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização;
  • Áreas contaminadas;
  • Áreas embargadas – IBAMA

Gestão Sustentável

Outra solução da Serasa Experian pode ajudar a fechar ainda mais o cerco, minimizando o risco de parcerias com empresas não conformes: a Gestão Sustentável de Fornecedores. A solução possibilita que mesmo as companhias adeptas das práticas ilegais, mas ainda não incluídas na lista do MTE, sejam conhecidas. A Gestão Sustentável de Fornecedores também é muito simples de ser feita. “Basta solicitar aos fornecedores o preenchimento gratuito dos questionários ambiental e social da Serasa Experian, que os analisa e emite a classificação para o fornecedor”, explica Franklin. A classificação é estipulada quanto à responsabilidade social e ambiental nos seguintes níveis: alto grau de responsabilidade, bom grau, razoável, satisfatório e não alinhamento com as boas práticas, indicando em cada critério as vulnerabilidades daquela companhia.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

 

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.