Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio avança 0,2% em maio, revela Serasa Experian

05/06/2013

Presentes de menor valor predominaram no Dia das Mães de 2013

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em maio/13 avançou 0,2% na comparação com o mês imediatamente anterior (abril/13), já efetuados os devidos ajustes sazonais. Em comparação com o mesmo mês do ano passado (maio/12), houve crescimento de 2,6% do movimento nas lojas em maio/13 e, no acumulado do ano, a atividade do comércio cresceu 9,6%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar de ter se recuperado da queda de 1,9% observada em abril, a alta de 0,2% na atividade varejista representa um crescimento bastante moderado, sinalizando que os consumidores ainda enfrentam dificuldades (corrosão dos ganhos salariais pela alta da inflação, aumento das taxas de juros, crédito mais seletivo, etc.) para retomar um ritmo mais acelerado de consumo.

Os segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com alta de 1,4%, e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com crescimento de 0,2%, lideraram a expansão da atividade varejista em maio/13. Por outro lado, tivemos recuo de 5,3% no movimento nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática. Esta combinação de resultados revela que, nas comemorações do Dia das Mães de 2013, predominaram os presentes de menor valor unitário, combinados com refeições comemorativas feitas mais dentro do que fora dos domicílios.

Ainda como destaques de recuo ocorreram as quedas de 6,3% no movimento nas lojas de veículos, motos e peças, de 2,7% no segmento de combustíveis e lubrificantes e de 1,0% nas lojas especializadas de material de construção.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

 

# # #

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.