Últimas Notícias

DA

Solução Hunter, da Serasa Experian, aumenta em 36% a detecção de fraudes para bancos e financeiras

27/05/2013

A cada R$ 1 investido pelo segmento no Hunter, o retorno é de R$ 68

Estudo da Serasa Experian mostra que a aplicação da solução antifraude Hunter aumenta em 36% a capacidade preventiva de bancos e financeiras em relação aos métodos tradicionais utilizados no combate a este tipo de crime.

O estudo revelou que na linha de negócios de financiamento de veículos, no segmento de Bancos, a cada R$ 1 investido no Hunter, o retorno é de R$ 68. Este valor pode subir para R$ 124 dependendo das informações disponíveis. “Isso acontece porque o sistema cria uma base de informações de diferentes áreas de negócios, com identificação de padrões e tendências fraudulentas em carteiras de outros produtos e serviços, o que incrementa seu potencial preventivo e a apuração de maiores volumes de fraude”, diz Marcelo Kekligian, presidente de Decision Analytics da Serasa Experian.

A proximidade entre a Serasa Experian, bancos e financeiras melhora a performance de detecção de fraudes de identidade, a assertividade e a agilidade na tomada de decisões: a automação  do processo garante redução do tempo de análise de propostas em até 22%. O conhecimento dos fatores que afetam as operações do segmento, bem como do know-how da companhia no combate a este tipo de crime, também contribuem para a eficiência da solução.

O Hunter promove o cruzamento de dados disponíveis e busca inconsistências entre as solicitações de crédito, além de ressaltar a ocorrência de pedidos simultâneos por outros produtos, o que pode configurar uma tentativa de fraude. Um dos méritos do sistema é a geração de alertas indicativos de atividades potencialmente fraudulentas diante de dados que, com a aplicação de métodos antifraude tradicionais, não seriam detectadas. “O Hunter permite barrar criminosos antes de se tornem clientes”, alerta Kekligian. “Trata-se da maneira mais eficaz de impedir danos à lucratividade e ao desempenho das empresas, ajudando no crescimento sustentável do segmento”, afirma.

Vários tipos de contravenções podem ser combatidos com a utilização do Hunter. A fraude de roubo de identidade é a mais comum. Praticada por grupos organizados, caracteriza-se pelo uso de documentos roubados ou falsificados, que passam por legítimos em averiguações menos técnicas. Da mesma forma, o uso de endereços falsos ou parciais está entre as manobras mais comuns.

Operação

O Hunter tem sofisticados algoritmos para combinação de dados, imputando inteligência ao processo. “O sistema sustenta um ciclo contínuo de prevenção, detecção e investigação de fraudes e a consequente melhoria das operações.” Outro fator que eleva o grau de confiabilidade da ferramenta é a fácil integração com o portfólio de soluções antifraude e de crédito da Serasa Experian. O Hunter também apresenta versões para telcos, empresas de cartões de crédito, automotivas, seguradoras e varejo.

Decision Analytics

Decision Analytics é uma Unidade de Negócios da Serasa Experian líder em serviços para alcançar e sustentar um crescimento significativo. Oferece soluções de alto valor agregado que ajudam as empresas a tomar decisões baseadas em análises, apoiando objetivos estratégicos, em todo o ciclo do negócio. DA oferece suporte para todas as etapas do ciclo de negócios. As soluções estão formatadas como serviços de consultoria, ferramentas analíticas, softwares e sistemas, além dos cursos da Academia de Crédito Serasa Experian, que levam o know-how da companhia até o mercado.  Mais informações:  www.serasaexperian.com.br/da

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.