Últimas Notícias

Notícias

Serasa Experian dá dicas para o consumidor aproveitar melhor o consignado

02/05/2013

O crédito consignado tem se tornado cada vez mais uma alternativa para os consumidores que buscam juros mais baixos e algumas facilidades, como o fato de ter as parcelas descontadas direto da folha de pagamento. Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar de as taxas de juros do consignado serem as mais baixas do mercado, do ponto de vista do crédito pessoal, é importante tomar alguns cuidados antes de contratar essa modalidade de financiamento.

O consumidor precisa se planejar muito bem antes de solicitar um consignado porque o salário será reduzido e, com isso, todo o orçamento doméstico vai ficar menor durante esse período. A soma da parcela do crédito a outras dívidas como contas, cheque especial e cartão de crédito pode complicar a situação financeira do consumidor e gerar um descontrole.

O consignado vale a pena, por exemplo, para pagar dívidas caras, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. Se optar por usar o financiamento para fazer compras, o consumidor deve lembrar que essa será mais uma dívida a ser somada com todas as outras.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o ideal é levantar todas as contas para saber o quanto o consumidor pode comprometer de sua renda, considerando que cada pessoa possui uma composição particular de gastos. De maneira geral, a orientação é não comprometer mais do que 25% da renda mensal com as parcelas do consignado. Se perceber que não vai conseguir pagar o empréstimo, a melhor saída é buscar a renegociação para evitar o descontrole. De acordo com os especialistas, o ideal é evitar fazer o financiamento a longo prazo. Isso porque o crédito está atrelado ao salário e, em caso de mudança de trabalho ou desemprego, o consumidor terá de pagar a dívida de uma vez só.

Outra dica importante é se planejar para utilizar algum dinheiro extra, como férias, bônus e décimo terceiro salário, para quitar o empréstimo e se livrar dos juros, por menores que eles sejam. Com isso, o consumidor ganha uma folga no orçamento e pode comprometer o mesmo valor com uma nova dívida, se necessário.

Aposentados

Boa parte dos consumidores que fazem o consignado é formada por segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que têm as parcelas descontadas diretamente de seus benefícios.

Os economistas da Serasa Experian lembram que os aposentados também têm de tomar cuidados ao obter um crédito consignado, principalmente quanto ao comprometimento de renda. Eles também fazem um alerta para aqueles que fazem empréstimos para amigos ou parentes porque, por mais bem intencionada que essa pessoa que vai ficar com o dinheiro possa ser, sempre há o risco de descontrole financeiro e de não pagamento, e se virar uma inadimplência, é o aposentado que ficará com o prejuízo. Esta prática na realidade é um tipo de empréstimo do nome, que nunca dá certo.

Dicas para contratar um crédito consignado

- Pesquisar as taxas oferecidas pelos bancos e utilizar o relacionamento que já possui com uma instituição bancária para negociar;
- Buscar informações sobre a taxa de abertura de crédito, que varia de banco para banco;
- Colocar no papel os gastos e calcular o quanto poderá comprometer da renda com a nova dívida;
- Evitar prazos longos, mais sujeitos a incertezas;
- Usar o consignado para pagar dívidas caras, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial.

Especial para os aposentados:

- Verificar se a instituição está autorizada pelo INSS a fazer o consignado para aposentados e pensionistas;
- Não aceite a intermediação de terceiros que prometem acelerar a concessão de crédito;
- Não empreste o nome. Evite obter financiamentos para ajudar familiares e amigos;
- Fique atento, pois os bancos não podem cobrar taxa de abertura de crédito dos aposentados e pensionistas.

Para conferir mais orientações e dicas sobre educação financeira, acesse o site www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.