Últimas Notícias

Relatório de Conformidade Ambiental

Tecnologia da Serasa Experian ajuda empresas a afastar risco de terceirizar trabalho escravo

18/04/2013

Muitas empresas que terceirizam mão-de-obra justificam não ter conhecimento das reais condições de trabalho dos funcionários de suas contratadas. A Serasa Experian disponibiliza serviço que traz informações sobre o eventual uso de mão-de-obra escrava pelos fornecedores

As últimas notícias sobre condições precárias de trabalho de funcionários de confecções, em São Paulo, mostram que apesar de a legislação trabalhista ser clara, esse tipo de arbitrariedade ainda é uma realidade no país. Mas situações como essa poderiam ser evitadas caso os terceirizadores tivessem acesso ao verdadeiro perfil das contratadas, no que tange a conformidade socioambiental. “As empresas precisam ter uma política implementada de análise socioambiental de fornecedores”, argumenta Franklin Thame, gerente de riscos socioambientais da Serasa Experian. “Hoje, já existem instrumentos capazes de fornecer todas as informações necessárias para estabelecer o real perfil das empresas fornecedoras diretas e indiretas, incluindo a situação trabalhista de seus colaboradores”.

Segundo Thame, “a Serasa Experian é única no Brasil a ter ferramentas que permitam que uma empresa não seja prejudicada em sua reputação por crimes ambientais ou sociais, que atentam contra a dignidade humana, por ações causadas pelos fornecedores diretos ou contratados por estes”.  Trata-se do produto Conformidade Ambiental. A solução traz – entre outras informações – a lista de empresas autuadas pelo Ministério de Trabalho e Emprego por praticarem trabalho análogo à escravidão. “Quem terceiriza pode lançar mão dessa solução, evitando ser uma incentivadora – mesmo sem ciência dos fatos – do trabalho escravo.”

O Conformidade Ambiental é uma base de dados sobre as empresas causadoras de impactos ambientais. A solução da Serasa Experian inclui também informação de cunho social, revelando empresas e pessoas físicas que constam na lista de trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego. A consulta pode ser online e real time. “O Conformidade Ambiental reúne e disponibiliza diversos dados ambientais e sociais de extrema relevância em um único relatório e de maneira estruturada”, diz Franklin Thame.

Entre as vantagens da adoção do produto Conformidade Ambiental está a praticidade de acesso ao relatório de determinada empresa. Isso porque há uma grande diversidade de informações ambientais e sociais disponibilizadas por inúmeros órgãos administrativos nos âmbitos estadual e federal. Segundo o executivo, em um primeiro momento, a Serasa Experian identifica empresas como potencialmente causadoras de impactos ambientais, confrontando os respectivos códigos CNAE com as listas indicativas das atividades causadoras de impactos ambientais das Resoluções do CONAMA (resolução 237 e 001/86). Em seguida busca e apresenta informações sobre :

  • Trabalho escravo;
  • Licenciamentos, outorgas e autorizações ambientais;
  • Atendimento ao código florestal -Cadastro Ambiental Rural -CAR
  • Infrações, autuações, sanções e acordos conciliatórios;
  • Certificados de regularidade e SICAFI – Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização;
  • Áreas contaminadas;
  • Áreas embargadas- IBAMA

Mas existe outra solução da Serasa Experian que pode fechar ainda mais o cerco, minimizando o risco de parcerias com empresas não-conformes: a Gestão Sustentável de Fornecedores. Esta solução garante que mesmo aquelas companhias que utilizam práticas ilegais, mas ainda não estão incluídas na lista do MTE sejam reconhecidas. A Gestão Sustentável de Fornecedores é muito simples de ser utilizado. “Basta solicitar que todos os seus fornecedores preencham gratuitamente os questionários ambiental e social da Serasa Experian”, explica o executivo. “A Serasa Experian analisa todas as informações e emite uma classificação para o fornecedor.”

“Ao consultar os relatórios, a organização contratante conhecerá as verdadeiras práticas de seus fornecedores”, explica Thame. No estudo, a Serasa Experian classifica os fornecedores, quanto a responsabilidade social e ambiental nos seguintes níveis: alto grau de responsabilidade, bom grau, razoável, satisfatório e não alinhamento com as boas práticas, indicando em cada critério as vulnerabilidades daquela companhia.

“Ao oferecer ao mercado a Solução Serasa Experian para a Gestão Sustentável de Fornecedores, contribuímos, de forma direta e eficaz, em favor da sociedade” e para que o setor produtivo avance no rumo da sustentabilidade, afirma Franklin Thame.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.