Últimas Notícias

Certificado Digital

Declaração do IR pode ser transmitida com certificado digital

22/03/2013

Desde o dia 1º deste mês está aberta a temporada do Imposto de Renda do exercício 2012, e quem dispõe de um certificado digital e-CPF Serasa Experian pode enviar a sua declaração com certificado digital, ou seja, assinada eletronicamente. Mediante o uso do certificado digital também é muito prático e fácil acompanhar o processamento da declaração, sem necessidade de cadastro, pelo canal da Receita Federal chamado e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

A transmissão da declaração com uso do certificado é bastante simples e pode ser feita em poucos “clics”. O próprio sistema da Receita Federal apresenta a possibilidade de o envio ser com assinatura eletrônica. Quando o contribuinte opta por essa possibilidade, abre-se a janela para a seleção do certificado, depois para a senha e pronto. Para os contribuintes que em 2012 tiveram rendimentos superiores a R$ 10 milhões, o uso do certificado é obrigatório.

O portal e-CAC da Receita Federal também disponibiliza diversos serviços, desde cadastros de procuração, consultas, até certidões e relatórios acessíveis mediante uso do certificado digital, portanto com todos os requisitos de segurança, integridade e inviolabilidade.

“As pessoas que possuem um e-CPF, mesmo que para uso profissional, devem aproveitá-lo também para a transmissão de sua declaração de Imposto de Renda, desfrutando de segurança adicional, com agilidade e praticidade”, recomenda Igor Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

O certificado digital é um documento de identificação na internet. A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.