Últimas Notícias

Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor tem queda de 3,4% em fevereiro

12/03/2013

Todas as modalidades da inadimplência registraram recuo no segundo mês do ano

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou queda de 3,4% em fevereiro na comparação com o mês imediatamente anterior. É o quarto recuo mensal consecutivo. No primeiro bimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice apresentou alta de 11,5%. Na relação anual – fevereiro deste ano contra o mesmo mês do ano passado – a inadimplência do consumidor registrou crescimento de 10,1%.

Para os economistas da Serasa Experian, a permanência do desemprego em patamar historicamente baixo, a renda crescente, os juros mais baixos e a intensificação das renegociações de dívidas levaram a inadimplência do consumidor a registrar, em fevereiro, a quarta queda mensal consecutiva. Na comparação anual, 2013/2012, o resultado vem desacelerando porque em fevereiro do ano passado a inadimplência estava numa trajetória de crescimento. O mesmo acontece na variação do 1º bimestre deste ano, que apresentou a menor alta desde o mesmo período acumulado de 2010.

Todas as modalidades da inadimplência apresentaram queda em fevereiro de 2013. As dívidas com os bancos tiveram variação negativa de 2,8% e contribuição negativa de 1,2%. As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.), os títulos protestados e os cheques sem fundos também registraram variações negativas de 1,2%, 23,1% e 16,2%, com contribuições negativas de 0,6%, 0,3% e 1,3%, respectivamente. Veja tabela abaixo:

 

Cai o valor médio de dívidas não bancárias

O valor médio da inadimplência não bancária apresentou queda de 19,3% no primeiro bimestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já os cheques sem fundos, os títulos protestados e as dívidas com os bancos tiveram alta de 11,9%, 1,3% e 2,6%, respectivamente. Veja tabela abaixo:

 

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.