Últimas Notícias

DA

Serasa Experian e Quintessa fecham parceria para oferecer cursos e consultoria em gestão de risco socioambiental e governança

25/02/2013

A consultoria é voltada às instituições financeiras que queiram investir em melhores práticas para conquistar resultados sustentáveis

Uma parceria entre a Serasa Experian e a consultoria Quintessa disponibiliza dois importantes recursos para bancos, financeiras e cooperativas de crédito se adequarem ou aprimorarem suas políticas socioambientais: cursos de capacitação profissional que aliam práticas sustentáveis e gestão; e consultoria voltada ao diagnóstico, ao aprimoramento e à implantação de políticas alinhadas com modelos de risco ambiental, social e de governança corporativa, ou Environmental, Social and Corporate Governance (ESG). A Quintessa é uma consultoria com foco em análise de risco socioambiental e governança corporativa para construção de um novo olhar no âmbito das práticas de investimento e negócios de impacto.

Ao expandir essa frente, a Serasa Experian contribui para que as instituições financeiras se ajustem às regras da nova forma de fazer negócios, vinculando respeito ao meio ambiente, às pessoas, ao crescimento e à produtividade. “Não por acaso, o conceito de sustentabilidade está baseado no desenvolvimento humano, ambiental e econômico e é a expansão desta consciência que a Serasa Experian quer contribuir com capacitação profissional e novas práticas de gestão de ESG”, diz o consultor sênior global da Serasa Experian, Francisco Tega.

Consultoria
A consultoria de negócios Serasa Experian para práticas de ESG auxilia na determinação das diretrizes que viabilizam o crescimento sustentável. Assim, as companhias conquistam lucratividade com boas práticas socioambientais. “As políticas sobre o uso consciente dos recursos naturais, a diminuição de desperdícios e o respeito humano são tão importantes para a formação do conceito de sustentabilidade quanto os aspectos econômicos financeiros e devem permear a concessão responsável de crédito”, afirma o consultor.

Segundo Tega, a iniciativa do Banco Central ao emitir o edital de Audiência Publica 41/2012, que divulga resoluções que tratam da responsabilidade socioambiental das instituições financeiras, prova que o conceito de sustentabilidade está cada vez mais amplo e precisa fazer parte das estratégias dos bancos. “E não apenas porque clientes poderão estar envolvidos em não conformidades sociais e ambientais. A relação com empresas não conformes causa prejuízos reais: ao financiar projetos destas companhias, o credor poderá prejudicar seus resultados.” Isso ocorre porque as empresas com registros negativos junto aos órgãos governamentais comprometem sua capacidade de pagamento por poderem ser alvo de processos e intervenções ambientais e sociais.

O trabalho da consultoria também estabelece quais e de que maneira serão implantadas as melhorias e recomendações relacionadas à ESG. Da mesma forma, o atendimento às exigências dos órgãos reguladores e a identificação de oportunidades de negócios fazem parte do ranking de tarefas dos consultores Serasa Experian durante o processo.

Cursos
A reciclagem de colaboradores estratégicos é o ponto de partida para as instituições que querem investir em crescimento sustentável. Os cursos da Academia Serasa Experian mostram aos profissionais os conceitos de governança e práticas socioambientais em prol da gestão de risco e de resultados.

Os quatro módulos propostos pela Academia Serasa Experian são:

1- Decisões de crédito alinhadas a análises de riscos e oportunidades socioambientais e de governança;
2- Formação de líderes para a sustentabilidade;
3- Varejo e sustentabilidade: quais as tendências e desafios?;
4- Decisão de investimentos com critérios socioambientais e de governança corporativa.

A Serasa Experian é responsável pela metodologia e conteúdo dos cursos e a Quintessa disponibiliza os instrutores, profissionais com experiência e reconhecimento em recomendações ESG.

Quintessa

É uma consultoria focada na adequação e implementação de modelos de riscos ESG (ambiental, social e governança corporativa), combinados com a construção de um novo olhar no âmbito das práticas de investimento. Formada por profissionais oriundos de instituições financeiras que compreendem que estratégia de Sustentabilidade, Gestão de Riscos ESG, Impact Investing, Cadeia de Valor, Economia Circular, entre outros temas, são cada vez mais percebidas como a evolução natural do conceito de sucesso nos negócios.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.