Últimas Notícias

Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas recua no primeiro mês de 2013, diz Serasa Experian

25/02/2013

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas atingiu 94,7% em janeiro de 2013. Isto significa que durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 947 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. O valor de 94,7% obtido em janeiro/13 representou um recuo em relação à pontualidade de 95,9% observada em dezembro/12, situando-se praticamente no mesmo patamar de pontualidade verificado em janeiro do ano passado (94,8%), que havia sido recorde para um mês de janeiro.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda da pontualidade de pagamentos em janeiro/13 com relação a dezembro/12 ocorreu em função da desaceleração sazonal no ritmo dos negócios em janeiro, após as vendas de final de ano, não podendo ser interpretada como sinalização de deterioração prospectiva dos níveis de inadimplência das empresas.

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos no primeiro mês de 2013: 95,6%. As empresas industriais registraram pontualidade de 93,4% e, por fim, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas do setor de serviços atingiu 93,7% em janeiro de 2013.

No primeiro mês de 2013, o valor médio dos pagamentos pontuais recuou 0,9% em relação ao mesmo mês do ano passado (R$ 1.775 contra R$ 1.791), puxada pela queda de 1,4% no valor médio dos pagamentos pontuais do setor comercial (R$ 1.784 em jan/13 contra R$ 1.808 em jan/12). Nos demais setores, os valores médios dos pagamentos pontuais das micro e pequenas empresas, realizados no mês de janeiro/13, foram de R$ 1.636 nas empresas industriais (alta de 1,0% em relação a jan/12) e de R$ 1.915 nas empresas de serviços (alta de 1,9% na comparação com jan/12).

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/pontualidade_pagamentos.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.