Últimas Notícias

Notícias

Tecnologia da Serasa Experian ajuda bancos a atender exigência do Bacen na análise socioambiental de clientes e fornecedores

21/02/2013

Solução evita que as instituições concedam crédito a empresas com pendências socioambientais. A conformidade socioambiental será exigida a todos os bancos a partir de 2013

O uso de mão de obra escrava por parte de empresas terceirizadas tem sido crescente preocupação para as grandes marcas internacionais. Recentemente, o Ministério do Trabalho identificou trabalho escravo no Brasil por parte de empresas fornecedoras de grandes varejistas de roupas, bem como de uma subcontratada de uma importante construtora que opera no país. De acordo com levantamento elaborado pela Serasa Experian em 2011, 11% das empresas causadores de impacto ambiental e que figuram hoje na carteira de crédito do sistema bancário nacional, exibe algum tipo de irregularidade do ponto de vista socioambiental.

Para combater a contratação de fornecedores ou parceiros que não estejam em conformidade com a legislação trabalhista do Brasil e que não primem pelo bem estar e condições ideias de trabalho para os funcionários, a Serasa Experian oferece a solução Conformidade Ambiental.

“Com a solução Conformidade Ambiental, as empresas clientes da Serasa Experian podem consultar com rapidez e segurança informações de inúmeros órgãos oficiais, on line e real time, para a tomada de uma decisão segura na concessão de crédito a empresas que cumpram a legislação brasileira ou contratação de terceiros idôneos”, diz Franklin Thame, gerente de produtos da Serasa Experian.

A solução Conformidade Ambiental, disponível para todos os CNPJs e CPFs (produtores rurais) do país, reúne a tecnologia para coleta de dados de sites oficiais estaduais e federais. Juntamente com a análise realizada por especialistas da Serasa Experian, fornecida pelos relatórios de Responsabilidade Social e de Responsabilidade Ambiental, o cruzamento de dados fornece cinco graus de responsabilidade social e ambiental: quanto maior a aderência às leis, melhor a classificação da empresa.

São pesquisados quatro órgãos federais, ANA (Agência Nacional de Águas), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Ministério do Trabalho, e secretarias ambientais dos 27 Estados do país. A ferramenta inclui ainda o cadastro ambiental rural do fornecedor produtor rural.

Resolução Bacen
Em junho de 2012 o Conselho Monetário Nacional (CMN) colocou em audiência pública o edital 41/2012, exigindo a partir de 2013 uma Política de Responsabilidade Socioambiental por parte das instituições financeiras.

Parceria
Em outubro de 2012, a Serasa Experian estabeleceu uma parceria com o Instituto Ethos para identificar a quem interessa a preservação da Amazônia. O acordo possibilita que 60 empresas signatárias de pacto ambiental e social pesquisem e analisem histórico dos fornecedores, que têm de estar de acordo com a legislação brasileira do ponto de vista ambiental e social. Ou seja, não podem estar envolvidos em crimes ambientais, como desmatamento, e sob o aspecto social, não devem, por exemplo, usar trabalho escravo e infantil, entre outros aspectos.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.