Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% no mês de janeiro, revela Serasa Experian

14/02/2013

Consumidores de rendas mais altas puxaram a expansão da demanda em janeiro

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em janeiro de 2013 avançou 2,2% em relação ao último mês do ano passado. Também na comparação interanual, isto é, com relação a janeiro de 2012, a demanda do consumidor exibiu alta, crescendo 12,3%.

O processo de regularização de pendências reduz gradualmente a inadimplência dos consumidores e reabilita-os a novamente a buscar crédito no mercado. Este fato, aliado aos juros mais baixos, ao aumento da concorrência entre as instituições financeiras e ao bom momento vivido pelo mercado de trabalho, vem impulsionando a busca do consumidor por crédito neste início de ano, observam os economistas da Serasa Experian.

Análise por região

No mês de janeiro de 2013 houve recuo na demanda do consumidor por crédito apenas nas regiões menos desenvolvidas do país: na Norte a queda foi de 1,0% e na região Nordeste o recuo foi de 1,4%, em comparação com o mês de dezembro/12.

Por outro lado, houve crescimento de 1,9% na demanda dos consumidores por crédito na região Sudeste, alta de 4,3% na Centro-Oeste e avanço de 6,9% na procura por crédito dos consumidores da região Sul.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Todas as faixas de rendimento mensal registraram crescimento na demanda por crédito no primeiro mês de 2013, sendo que os maiores avanços concentraram-se nas camadas superiores de rendimento mensal. De fato, os consumidores que ganham mais de R$ 10.000 por mês cresceram em 3,8% a sua procura por crédito em janeiro/13, seguidos de perto pelos consumidores que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais (alta de 3,7%).

Já os consumidores que possuem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000 cresceram em 3,2% a sua demanda por crédito no mês de janeiro/13, ficando ligeiramente acima dos 2,8% registrados pelos consumidores com renda mensal compreendida entre R$ 1.000 e R$ 2.000.

Os menores avanços foram observados pelos consumidores que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês (alta de 1,5% na procura por crédito no primeiro mês de 2013) e por aqueles que ganham até R$ 500 mensais (crescimento de apenas 0,5% na demanda por crédito em janeiro/13).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.