Últimas Notícias

DA

Consultoria Serasa apoia bancos para o uso do Cadastro Positivo

24/01/2013

Por Fabio Wendling*

De acordo com uma estimativa do Banco Mundial, a implantação do Cadastro Positivo no Brasil ajudará a reduzir a inadimplência em 45%. Da mesma forma, o uso de dados positivos permitirá aos concedentes de crédito um acréscimo de 25% no poder de predição nos modelos de avaliação de risco, segundo dados da Serasa Experian.

A experiência internacional também avaliza a contribuição nas relações de crédito que o sistema proporciona. Utilizado em mais de 20 países, o Cadastro Positivo alavancou a concessão de crédito, reduziu dívidas e taxas de juros, bem como possibilitou a inclusão de novos consumidores no mercado. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 40% das pessoas tinham acesso ao crédito. Esse número dobrou após a adoção do Cadastro Positivo. Já o México viu aumentar o acesso da população de baixa renda ao crédito. Além disso, a consulta a informações positivas prova ser um bom negócio para as empresas que investirem na adaptação de seus processos para utilizar dados positivos: uma análise realizada pela Experian junto a um banco europeu aponta o retorno de investimento entre 200 e 350%.

No Brasil, a concretização do Cadastro Positivo avançou em 2012. Em dezembro último, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução que normatiza a participação das instituições concedentes de crédito. A regulamentação prevê que as instituições financeiras devem cumprir as disposições sobre compartilhamento de informações positivas de clientes que autorizarem a prática até 1º de agosto de 2013.

Serão essas instituições as grandes protagonistas desse momento histórico no mercado de crédito no país. Caberá a elas iniciar um procedimento que envolve a adoção dos dados positivos e das melhores práticas voltadas ao aproveitamento das novas possibilidades oferecidas. A migração do modelo atual – no qual apenas as informações negativas são avaliadas – para o Cadastro Positivo é uma jornada a ser executada com base no conhecimento e na experiência acumulados nos diversos mercados onde isso já ocorreu para permitir maior rapidez nos resultados e otimização do benefício.

A experiência em países nos quais o Cadastro Positivo já está em operação faz da Serasa Experian uma importante aliada nesse processo. A companhia detém o maior banco de informações de consumidores, empresas e grupos econômicos do Brasil. Além de comercializar os dados positivos, disponibiliza serviços de consultoria sobre Cadastro Positivo. O serviço visa a apoiar as instituições brasileiras na geração de valor a partir do uso do Cadastro Positivo, aliando dados, expertise e infraestrutura tecnológica.

A consultoria de Cadastro Positivo Serasa Experian é desenvolvida para atender todos os segmentos que têm desafios relacionados à concessão de crédito e não se restringe aos bancos e financeiras. Empresas de varejo, telecomunicações e prestadoras de serviços são clientes potenciais da consultoria e podem acumular vantagens ao lançar mão dos meios que aumentam a ação do Cadastro Positivo. O serviço garante um salto qualitativo na gestão de crédito a partir do uso de dados positivos.

A consultoria aporta às empresas de todos os segmentos benefícios como redução de inadimplência, aumento nas taxas de aprovação na aquisição de clientes, melhoria na eficiência operacional e na gestão de carteira, com ofertas adequadas aos diferentes consumidores, redução nos riscos de fraude de identidade e redução dos custos operacionais, entre outros.

A baixa nos índices de inadimplência é apenas parte do bônus do processo que alia Cadastro Positivo e consultoria aplicados ao ciclo de crédito. Nessa lista evidencia-se o consequente estímulo ao consumo consciente, protegendo o consumidor do superendividamento, com a promoção do aumento sustentável do crédito e maior inclusão de consumidores.

*Fabio Wendling é superintendente da Serasa Experian

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.