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Demanda das Empresas por Crédito

Demanda das empresas por crédito recua 5,2% em 2012

22/01/2013

A quantidade de empresas que procurou crédito caiu 5,2% em 2012, conforme resultado apurado pelo Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi o primeiro recuo anual do indicador desde 2009, quando, em função dos impactos da crise financeira internacional, a demanda das empresas por crédito havia declinado 4,4%. Nos demais anos que compõem a série histórica do indicador, as evoluções da demanda das empresas por crédito foram +3,0%, em 2008; +7,6%, em 2010; e +2,3%, em 2011.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o enfraquecimento do crescimento econômico doméstico, a despeito do conjunto de medidas fiscais e monetárias de estímulo à atividade econômica que foram adotadas ao longo de 2012, e as adversidades do cenário internacional foram os principais responsáveis para que, em 2012, a demanda das empresas por crédito apresentasse o seu pior resultado de toda a série histórica.

Análise por porte
O recuo na demanda das empresas por crédito em 2012 foi determinado pela queda de 6,2% ocorrida nas micro e pequenas empresas. Por outro lado, as médias empresas expandiram a sua demanda por crédito em 11,6% no ano passado. A liderança ficou com as grandes empresas que registraram crescimento de 14,6% em sua demanda por crédito.

É importante ressaltar que em momentos de maior instabilidade no cenário externo, as empresas de maior porte deixam de contar com algumas fontes mais baratas de financiamento (mercado de capitais, emissões diretas no exterior etc.) e aumentam a sua busca por crédito junto às fontes bancárias domésticas, deslocando a demanda por crédito das micro e pequenas empresas. Este movimento, que havia ocorrido em 2009, acabou também se verificando em 2012.

Análise por setor
O setor de serviços, menos suscetível às turbulências externas, apresentou o menor recuo em termos de demanda de suas empresas por crédito no ano de 2012: queda de 3,5% em relação ao ano de 2011. O setor industrial, apesar de ter sido beneficiado com uma série de incentivos fiscais governamentais, apresentou queda de 5,3% em sua demanda por crédito no ano passado. O setor de comércio, recuando 6,7%, foi o que acusou a maior retração na busca por crédito em 2012.

Análise por região
Em 2012, as regiões menos desenvolvidas do país foram as que apresentaram os menores recuos na demanda das empresas por crédito. Na região Norte a queda foi de 3,2% frente ao ano de 2011 e no Nordeste o recuo foi de 4,1% em 2012 perante o acumulado do ano anterior.

Em seguida, as regiões Sul e Centro-Oeste registraram quedas de 4,6% e de 4,8% nas demandas de suas empresas por crédito em 2012. Finalmente, as empresas do Sudeste experimentaram declínio de 6,1% em suas demandas por crédito no ano passado.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pj_credito.htm

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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