Últimas Notícias

Notícias

Planejamento e controle dos gastos previnem superendividamento em 2013, orienta Serasa Experian

13/12/2012

Economistas da empresa recomendam poupar parte do 13º salário para os gastos extras do início do ano. Veja sete dicas

Fim de ano, 13º salário no bolso e uma lista de presentes a perder de vista. A tentação de gastar o dinheiro extra é grande, mas, os economistas da Serasa Experian fazem um alerta para que o consumidor se organize e guarde uma parte do dinheiro para não entrar em 2013 superendividado.

Isso é necessário porque há uma série de despesas extras típicas do início do ano: impostos, como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), matrícula e material escolar e despesas de férias. Segundo os economistas, no primeiro trimestre há maior pressão na renda da família e, como consequência, pode haver um descontrole no orçamento que leva ao aumento da inadimplência.

Em primeiro lugar, de acordo com os economistas da Serasa Experian, o consumidor deve colocar na ponta do lápis os gastos atuais, as dívidas já contraídas, sem esquecer do cartão de crédito, e a estimativa do que pretende gastar no Natal e no início de 2013. Esse levantamento vai ajudar o consumidor a definir a fatia do 13º salário a ser reservada para o ano que vem.

Na hora de comprar os presentes, o consumidor deve evitar parcelamentos longos, pois essas dívidas envolvem incertezas para o futuro e o risco de perder o controle no longo prazo é maior. Quem já está endividado deve também pesquisar preços, comprar apenas o necessário e, se possível, fazer o pagamento à vista.

Férias
Os economistas da Serasa Experian lembram ainda que, além dos presentes, há os gastos com as viagens de fim de ano e férias. Muitos consumidores optam por fechar pacotes parcelados e, neste momento, devem lembrar que eles são uma dívida igual às outras e que, além dos custos com a agência de turismo, o consumidor vai precisar gastar com transporte, alimentação etc. Quem não viaja nas férias geralmente também faz despesa com entretenimento em cinema, parques, passeios etc.

Quem for viajar para o exterior deve se preparar ainda mais, pois o dólar está alto. O consumidor também precisa tomar cuidado ao utilizar o cartão de crédito, pois ele dá a ilusão de que não se está gastando. Além disso, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide sobre todos os gastos feitos com cartão no exterior.

A Serasa Experian preparou 7 dicas para o consumidor não começar 2013 superendividado:
1ª Faça o planejamento de seus gastos: os atuais, as dívidas já contraídas e o que planeja comprar no fim do ano. Coloque tudo no papel;
2ª Reserve uma parcela do 13º salário para os gastos do início do ano que vem, como impostos e matrícula escolar;
3ª Ao comprar presentes, evite os parcelamentos longos e opte pelos prazos mais curtos. Quanto maior o número de parcelas, maior o risco do acúmulo excessivo de dívidas;
4ª Cuidado com o cartão de crédito. Ele dá a sensação de que não se está gastando, aumentando o risco de descontrole do consumidor;
5ª Quem já está endividado deve pesquisar preços, comprar apenas o necessário e, se possível, pagar à vista;
6ª Ao fechar um pacote de viagem, lembre-se de que ele será mais uma dívida a ser paga nos meses seguintes;
7ª Lembre-se de que nas férias os gastos com passeios, cinemas, parques, aumentam. Isso precisa fazer parte do planejamento da família.
Para ter acesso a outras dicas e orientações de educação financeira da Serasa Experian visite o link: www.serasaconsumidor.com.br

SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

http://www.serasaconsumidor.com.br/

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.