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Falências e Recuperações

Pedidos de recuperação judicial caem em outubro

14/11/2012

Melhora gradual da atividade econômica e proximidade do Natal refletem na redução da insolvência das empresas

Foram feitos, em outubro, 49 pedidos de recuperação judicial em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. O número é menor que os 57 requerimentos de setembro último, porém maior que os 27 pedidos de outubro de 2011. Dos 49 pedidos de recuperação judicial registrados em outubro de 2012, 22 partiram de micro e pequenas empresas, 18 de médias e 9 de empresas de grande porte.

Para os economistas da Serasa Experian, a melhora gradual da atividade econômica leva ao recuo nos pedidos de recuperações judiciais. Há uma situação de maior liquidez para as empresas, que estão em melhores condições de gerar caixa devido às encomendas para o Natal, e com mais recursos financeiros para pagar seus débitos com juros mais baixos.

No caso das falências requeridas, o aumento verificado em outubro (veja tabela abaixo) foi decorrente da maior quantidade de dias úteis neste mês (22 dias úteis contra apenas 19 em setembro/12), uma vez que a média diária de requerimentos de falências caiu em outubro/12 (6,91 pedidos/dia, inferior aos 7,11 pedidos/dia de setembro/12). De qualquer forma, os pedidos de falência ainda continuam sendo utilizados como instrumento de cobrança, e são fortemente utilizados neste período de maior oportunidade de pagamento diante da maior geração de caixa.

As falências são processos iniciados no passado e as decretações em outubro não refletem a conjuntura presente.
*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações:

A série histórica deste indicador está disponível emhttp://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
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