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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito se recupera e cresce 17,2%

12/11/2012

Desempenho em outubro e no ano está melhor nas camadas de rendas mais baixas

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em outubro/12 cresceu 17,2% em relação a setembro/12, mais que compensando a queda de 16,5% observada naquele mês. Em relação a outubro/11, a procura do consumidor por crédito avançou 11,9%, o melhor desempenho neste critério de comparação desde setembro de 2011. No acumulado do ano até outubro/12, a demanda do consumidor por crédito recuou 4,3%.

Outubro de 2012 apresentou dois dias úteis a mais que outubro do ano passado (22 contra 20). Fazendo o ajuste por número de dias úteis, a expansão interanual em outubro/12 foi de 1,7%, a segunda alta consecutiva na comparação interanual (em setembro/12 foi de 0,6%) após uma longa sequencia ininterrupta de queda (10 meses entre novembro/11 e agosto/12).

Segundo os economistas da Serasa Experian, o resultado de outubro/12 revela que o consumidor está retornando, gradativamente, ao mercado de crédito, reagindo positivamente aos estímulos fiscais e monetários, bem como à redução dos níveis de inadimplência.

Análise por região

O maior crescimento da demanda do consumidor por crédito, em outubro/12, ocorreu no Sudeste com alta de 26,8%. Em seguida, o Nordeste acusou crescimento de 16,2% na procura dos consumidores por crédito daquela região. No Norte a alta foi bem menos expressiva, 7,5% perante a setembro/12, ao passo que os menores avanços foram registrados no Sul (2,2%) e no Centro-Oeste (1,7%).

No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2012, as regiões de renda per capita mais baixa continuam apresentando os melhores resultados em termos de busca dos consumidores por crédito. O Norte, com variação de 2,1%, é a única que se encontra no terreno positivo na evolução da demanda dos seus consumidores por crédito. O Nordeste é a que apresenta a menor queda (recuo de 1,2% no acumulado de janeiro a outubro de 2012 frente ao mesmo período de 2011). Sudeste e Centro-Oeste estão apresentando recuos muito próximos (-4,8% e -5,0%, respectivamente) e a região com maior queda na demanda dos consumidores por crédito é a Sul com variação de -6,7% frente ao período de janeiro ao outubro do ano passado.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Os maiores crescimentos das demandas dos consumidores por crédito em outubro/12 se verificaram nas camadas de menores rendas da população: 16,3% para quem ganha até R$ 500,00 mensais; 17,4% para quem recebe entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 mensais e 18,2% para quem ganha entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 por mês. Já as camadas de rendas mais elevadas apresentaram menores expansões, indo de 13,0% para os consumidores cuja renda mensal ultrapassa R$ 10.000,00 até 15,5% para os consumidores que recebem entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00 por mês.

Em 2012, devido ao impacto do aumento do salário-mínimo, apenas a camada de renda mais baixa da população (ganhos até R$ 500 mensais) está registrando crescimento da sua procura por crédito: alta de 3,9% no acumulado de janeiro a outubro de 2012, frente ao mesmo período do ano passado. Todas as demais faixas de renda continuam exibindo quedas neste mesmo critério de comparação indo desde queda de 5,0% (consumidores que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês e entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais, até baixa de 6,2% (consumidores com renda mensal compreendida entre R$ 5.000 e R$ 10.000).

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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