Últimas Notícias

Inadimplência das Empresas

Inadimplência das empresas recua 9,2% em setembro

31/10/2012

Protestos e cheques sem fundos puxaram queda devido ao menor número de dias úteis

A inadimplência das empresas brasileiras recuou 9,2% em setembro, na comparação com agosto, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, a menor variação mensal desde maio deste ano. Já na comparação com setembro de 2011, a inadimplência das pessoas jurídicas apresentou um ligeiro avanço de 0,4%. Na relação entre os acumulados de janeiro a setembro de 2012/2011 o crescimento foi de 12,7%.

Para os economistas da Serasa Experian, a queda de 9,2% verificada na inadimplência das empresas em setembro, frente a agosto, foi decorrente do menor número de dias úteis no nono mês do ano. Isto impactou diretamente os protestos e cheques sem fundos, que apresentaram os maiores decréscimos na composição do indicador, uma vez que os cartórios de protestos só funcionam em dias úteis, datas em que também são efetuadas as compensações de cheques.

A inadimplência nas dívidas bancárias caiu 0,7% em setembro, na comparação com mês anterior, em razão da melhoria gradual nas finanças empresariais. Contribuíram para isso: a queda na inadimplência do consumidor; a redução dos juros no crédito e a recuperação da atividade econômica. O único componente do indicador que teve crescimento em setembro, comparado com agosto, foi a inadimplência nas dívidas não bancárias, com uma pequena evolução de 0,3%.

Quando analisada a variação anual, setembro 2012 frente a igual mês de 2011, e entre os acumulados, janeiro a setembro 2012 com o mesmo período de 2011, as evoluções na inadimplência das empresas são as menores deste ano. Nos últimos meses do ano passado, a inadimplência já crescia vigorosamente.

*Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas

Valor médio das dívidas

Nos nove primeiros meses de 2012, as dívidas não bancárias (fornecedores, cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram um valor médio de R$ 762,50, o que representou um crescimento de 3,1% ante igual período de 2011.

As dívidas com bancos, por sua vez, tiveram de janeiro a setembro de 2012 um valor médio de R$ 5.277,50, resultando em 1,8% de alta na relação com os nove primeiros meses de 2011.

Quanto aos títulos protestados, o valor médio verificado de janeiro a setembro foi de R$ 1.955,85, com elevação de 10,7% sobre igual acumulado do ano anterior.

Por fim, os cheques sem fundos tiveram, nos nove primeiros meses de 2012, um valor médio de R$ 2.256,44, representando um aumento de 8,8% quando comparado com o acumulado de janeiro a julho de 2011.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições bancárias e não bancárias.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.