Últimas Notícias

Notícias

Recorde de brasileiros que tiraram o nome da lista de inadimplentes

31/10/2012

De janeiro a setembro de 2012, cerca de 15,1 milhões de consumidores regularizaram todas as suas pendências financeiras

Estudo inédito da Serasa Experian aponta que bateu recorde o número de brasileiros que regularizam suas pendências financeiras em 2012 e conseguiram limpar o nome. De janeiro a setembro deste ano, cerca de 15,1 milhões de consumidores renegociaram o pagamento de contas atrasadas e deixaram a base de inadimplentes. Um aumento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

“É uma ótima notícia para empresas e consumidores, pois devemos levar em conta que cada consumidor precisa regularizar em média quatro, cinco dívidas para deixar a lista de inadimplentes. O bom momento vivido pelo mercado de trabalho no país, com as taxas de desemprego em patamares historicamente baixos e ganhos salariais acima da inflação, está motivando as pessoas a quitar suas dívidas. Além disto, pela expressiva elevação da inadimplência a partir do início do ano passado, há uma conjuntura muito propícia à aproximação entre quem está devendo e quer pagar e quem está com débitos em haver e quer receber”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.

Por isso, para o presidente, este é o momento de incentivar o processo. “O sucesso do primeiro Feirão Limpa Nome – uma iniciativa do SerasaConsumidor – em julho nos levou a promover outras edições também aqui em São Paulo e em outros Estados. Nosso objetivo é beneficiar milhares de famílias no restabelecimento do crédito e influenciar positivamente a economia do país”, diz Loureiro. “O crédito alavanca a economia e a inadimplência sufoca, compromete o crescimento e atrapalha o sono do brasileiro.”

Limpa Nome online
Outra iniciativa da Serasa Experian para acelerar a queda da inadimplência é o serviço Limpa Nome online. Lançado em outubro, utiliza a internet para estabelecer a comunicação entre consumidores com pendências financeiras e empresa credora. Essas companhias podem utilizar o Limpa Nome, no site da Serasa Experian, para oferecer descontos na dívida, condições de pagamento diferenciadas e até o boleto para o pagamento. “O objetivo do Limpa Nome on-line é aproximar empresas e consumidores. A internet proporcionará mais facilidade para o cliente, que resolverá pendências financeiras aproveitando a praticidade e as facilidades da internet. E as companhias poderão oferecer melhores condições de pagamento“, afirma Loureiro.

Dicas para renegociar
Para quem já está endividado ou inadimplente e perdeu o controle das dívidas, o primeiro passo é buscar a renegociação. O consumidor deve aproveitar quando receber a parcela do 13º salário para organizar sua vida financeira. Ele mesmo pode regularizar suas dívidas diretamente com os credores, sem precisar contratar serviços de terceiros.  Veja abaixo seis dicas simples que a Serasa Experian preparou para uma renegociação bem sucedida:
1º Antes de renegociar, faça as contas e leve anotada uma proposta dentro do seu orçamento. Dica: Jamais recorra ao cheque especial ou a empréstimos com taxas muito altas. Busque opções mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo.
2º Na hora de renegociar, leve as contas em atraso, cartas de cobrança e outros documentos que possam ajudar na negociação.
3º Avalie com calma as suas reais condições financeiras para pagar as dívidas: se você precisa de prazo, de desconto, ou das duas coisas.
4º Fale abertamente com o atendente que irá avaliar o seu caso, deixando claro os motivos que fizeram você deixar de pagar as contas.
5º Ouça a proposta que o atendente irá lhe apresentar e, caso você não esteja acessível a você, procure apresentar uma sugestão mais próxima das suas condições.
6º Ao fechar a renegociação, lembre-se sempre de pegar o comprovante que formaliza o acordo sobre o pagamento da dívida.
7º Não caia no golpe de supostas empresas que dizem recuperar o seu crédito de maneiras milagrosas.
8º As únicas formas de regularizar uma dívida são efetuando o pagamento ou fazendo um acordo formal com a empresa credora.
Você mesmo pode renegociar a sua dívida e não precisa pagar a ninguém para fazer isso.
9º A renegociação de dívidas mostra que você quer pagar o que deve e é o único caminho para a solução de seus problemas financeiros. Valorize essa oportunidade e cumpra o acordo realizado.
Para o consumidor consultar gratuitamente se há pendências em seu nome, a Serasa Experian oferece gratuitamente o Serviço de Atendimento ao Consumidor em suas agências localizadas em todas as capitais e principais cidades do Brasil. Os serviços ficam em prédios que oferecem segurança e privacidade ao consumidor, além de instalações equipadas com sistema informatizado integrado, o que torna o atendimento mais ágil.
Na cidade de São Paulo, a Serasa Experian possui uma de suas agências localizada na Rua Antônio Carlos, nº 434 – Cerqueira César. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para saber os endereços da Serasa Experian em todo o país basta acessar o site do SerasaConsumidor, por meio do link: www.serasaconsumidor.com.br/agencias.html, ou ligar para a Central de Atendimento no número (11) 3373 7272, que funciona os sete dias da semana, das 8h às 20h.

SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.
Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

http://www.serasaconsumidor.com.br/

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.