Últimas Notícias

Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas sobe a 95,9% e bate recorde histórico em setembro, revela Serasa Experian

24/10/2012

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,9% em setembro/12. Assim, a cada 1.000 pagamentos realizados pelas micro e pequenas empresas aos seus credores em agosto, 959 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. A pontualidade de pagamento atingiu em setembro de 2012 o maior valor da série histórica, iniciada em janeiro de 2006.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/11), a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas no país avançou 0,6 ponto percentual. Foi a décima alta interanual consecutiva deste indicador.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as reduções sistemáticas da taxa básica de juros (taxa Selic), traduzindo-se em menores custos financeiros para as micro e pequenas empresas, o gradativo recuo da inadimplência dos consumidores e a retomada de uma trajetória um pouco mais acelerada de crescimento econômico têm favorecido a realização de pagamentos em dia das micro e pequenas empresas a seus credores/fornecedores.

Setembro costuma ser o mês de maior pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas no ano, tendo em vista a aceleração da produção visando as vendas de final de ano.

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas avançou nos três segmentos pesquisados durante o mês de setembro/12. Nas empresas comerciais atingiu 96,3% dos pagamentos efetuados e nas industriais 95,5%. Ambos os patamares foram recordes históricos em seus respectivos segmentos. Já nas micro e pequenas empresas de serviços, a pontualidade de pagamentos atingiu 95,3% em setembro.

Em setembro de 2012, o valor médio dos pagamentos pontuais cresceu 7,4% em relação a agosto/12, atingindo R$ 1.916. Na comparação com setembro/11, o crescimento foi de 11,6% do valor médio dos pagamentos pontuais. As empresas de serviços registraram, em setembro/12, o maior valor médio dos pagamentos pontuais (R$ 2.143); as empresas comerciais vieram em seguida, (R$ 1.925); e depois as empresas industriais (R$ 1.645).

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/pontualidade_pagamentos.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.