Últimas Notícias

Notícias

Parceria Serasa Experian e Instituto Ethos vai identificar a quem interessa a preservação da Amazônia

19/10/2012

Ferramenta possibilita que 60 empresas signatárias de pacto ambiental e social pesquisem e analisem histórico dos fornecedores, que não podem estar envolvidos em crimes ambientais, como desmatamento, e sob o aspecto social, não devem, por exemplo, usar trabalho escravo e infantil, entre outros aspectos
A Serasa Experian e o Instituto Ethos iniciam neste mês uma parceria que proporcionará a análise dos fornecedores das empresas que fazem parte do programa Conexões Sustentáveis. São cerca de 60 instituições signatárias de um pacto de conformidade ambiental e social que prevê a valorização das cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia, incluindo a produção de soja, madeira e o setor da pecuária, com o objetivo de preservar a floresta e seus povos.
Para isso, os fornecedores têm de estar de acordo com a legislação brasileira do ponto de vista ambiental e social. Ou seja, não podem estar envolvidos em crimes ambientais, como desmatamento, e sob o aspecto social, não devem, por exemplo, usar trabalho escravo e infantil, entre outros aspectos.

O papel da Serasa Experian na parceria será fornecer ao Instituto Ethos uma ferramenta que possibilite essa análise. Elaborada a partir de um projeto piloto, ela capta informações em todos os órgãos ambientais em vários níveis de governo, usando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do fornecedor.

A Serasa Experian, ao disponibilizar os produtos que analisam os fornecedores nas três dimensões, contribui para que o setor produtivo brasileiro avance no rumo da sustentabilidade. “Compartilhamos esta responsabilidade com o governo, com a sociedade civil, com o ETHOS, com as instituições financeiras e com as melhores empresas signatárias do Pacto Conexões Sustentáveis”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. “Fazemos parte dessa rede de valor que contribui consistentemente para construir um futuro melhor, pois nosso negócio promove a sustentabilidade”, conclui ele.

São pesquisados quatro órgãos federais, ANA (Agência Nacional de Águas), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Ministério do Trabalho, e secretarias dos 27 Estados do país. A ferramenta inclui ainda o cadastro rural do fornecedor.

“Existe a necessidade de informações consistentes e oportunas sobre os fornecedores, não só para valorizar os mesmos, mas também para estabelecer concorrência justa considerando as externalidades socioambientais”, ressalta o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.

Com as informações disponibilizadas no Produto Conformidade Ambiental, o Instituto Ethos poderá acompanhar, por exemplo,  se os fornecedores dos signatários dos pactos da soja, madeira e pecuária dentro do programa Conexões Sustentáveis estão na Lista do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e  Emprego e  se estão em situação irregular junto ao IBAMA,   entre outras informações.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (organização da sociedade civil de interesse público). Sua missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Acesse www.ethos.org.br para mais informações.

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.