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Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor registra em agosto a terceira queda consecutiva, revela Serasa Experian

12/09/2012

As dívidas com os bancos e os cheques sem fundos puxaram o recuo do índice no mês

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor caiu 0,2% em agosto de 2012, na comparação com o mês anterior, representando a terceira queda mensal consecutiva. No acumulado do ano – janeiro a agosto de 2012 frente ao mesmo período de 2011 – a inadimplência cresceu 16,2%, ritmo inferior ao verificado no ano passado (janeiro a agosto de 2011 comparado com janeiro a agosto de 2010), que acumulara alta de 23,4%.

Na relação anual – agosto deste ano contra o mesmo mês do ano anterior –, a inadimplência do consumidor cresceu 7,0%. Foi o menor ritmo de expansão anual, isto é, comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, desde agosto de 2010.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a terceira queda mensal consecutiva verificada em agosto/12 e o menor ritmo de expansão anual observado desde agosto de 2010 confirmam que a inadimplência do consumidor está perdendo fôlego. Isto se deve à redução das taxas de juros no crédito, à procura pela renegociação de dívidas, aos lotes recordes de restituição do Imposto de Renda e à antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas, efetuada na última semana de agosto/12.

Na análise entre os acumulados, a evolução de 16,2% na inadimplência do consumidor, a menor do ano nessa relação, é decorrente da comparação entre diferentes conjunturas. Nos primeiros oito meses deste ano, o cenário de redução dos juros e o baixo consumo contribuíram para uma reversão na alta da inadimplência. Em igual período do ano passado, a inadimplência era crescente por conta da expansão do endividamento em 2010 e dos juros mais altos.

 

As dívidas com os bancos e os cheques sem fundos puxaram a queda do indicador em agosto de 2012, com variações negativas de 1,3% e 2,9% e contribuições negativas de 0,6 p.p e 0,3 p.p., respectivamente. A queda do indicador só não foi maior porque as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) apresentaram alta de 1,5% e contribuíram no indicador com 0,7 p.p.. Apesar de os títulos protestados terem apresentado variação negativa de 0,8%, a contribuição foi praticamente nula no índice de inadimplência do consumidor em agosto.

Valor médio das dívidas com os bancos tem queda
O valor médio das dívidas com os bancos apresentou queda de 2,2% de janeiro a agosto de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já os títulos protestados, as dívidas não bancárias e os cheques sem fundos tiveram alta de 7,1%, 5,7% e 11,3%, respectivamente. Veja a tabela abaixo:

 

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
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