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Falências e Recuperações

Requerimentos de falência recuam em agosto

10/09/2012

Houve 192 pedidos no oitavo mês do ano contra 200 em julho último

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações aponta 192 pedidos de falências no mês de agosto, em todo o país. O número foi menor que os 200 requerimentos de julho, porém maior que os 170 verificados em agosto de 2011. Este indicador é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados, e é segmentado por porte.

Dos 192 pedidos de falências em agosto de 2012, 118 foram feitos por micro e pequenas empresas, 50 por médias e 24 por empresas de grande porte.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda mensal verificada entre agosto e julho nas falências requeridas sinaliza que há setores produtivos se recuperando. A redução dos juros tem sido positiva, e, somada aos benefícios fiscais, promove a volta gradual dos consumidores às compras. Nessa direção, pode-se destacar o setor automotivo, que conta com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos novos.

Nas comparações anual (agosto 2012/2011) e entre os acumulados (janeiro a agosto 2012/2011), as falências requeridas sobem em decorrência de diferentes conjunturas. No 3º trimestre 2011, a atividade econômica estagnou, dando início a um período mais crítico para as finanças empresariais. Atualmente, mesmo com os primeiros sinais de recuperação, há um volume maior de empresas que precisam reverter os prejuízos. Essa análise também se aplica às empresas que requereram recuperação judicial.

Cabe destacar que, opostamente aos pedidos de falência, as recuperações judiciais requeridas subiram na relação mensal (agosto frente a julho), em decorrência de setores ainda em dificuldades, a exemplo daqueles cuja atividade depende da conjuntura internacional.
Sobre as falências decretadas, elas refletem um fato econômico passado, em geral diferente da conjuntura do momento da decretação, que ocorre de acordo com o ritmo do  trâmite judicial.

*Confira abaixo a tabela completa com os números de falências e recuperações, segmentados por porte:

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

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A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
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