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E-mail é o canal de melhor taxa de conversão em vendas

27/08/2012

E-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para o e-commerce no Brasil

Aumentar receita e melhorar o relacionamento com o público são os principais objetivos dos profissionais de marketing; E-mail marketing e mídias sociais estão entre os canais mais utilizados.

O E-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, com 2,53%, aponta o estudo inédito da Experian Marketing Services sobre Performance no e-Commerce.

A taxa de conversão é o resultado da divisão do número de conversões, pedidos efetuados em um site de comércio eletrônico, pelo número de visitas em um mesmo período.

Já o canal Search, ferramentas de busca, apresenta 2,08%, a segunda melhor taxa de conversão, seguido pelo canal Mídias Sociais, com 1,18%. A taxa de conversão média do e-commerce é de 1,44%.

“Apesar de menos representativo no volume total de vendas, o canal E-mail apresentou a melhor taxa de conversão em vendas no e-commerce. Isto ocorre porque este canal já vem sendo utilizado há muitos anos pelos profissionais de marketing que, durante este período, desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas para maximizar o relacionamento com seus clientes”, afirma Marco Salvi, Head de Marketing e Client Services da Experian Marketing Services.

Os principais objetivos das empresas que investem em anúncios e comunicação online são aumentar a receita com vendas e melhorar o relacionamento da marca com o público, de acordo com a pesquisa. Um total de 74% dos respondentes considera o objetivo de aumentar a receita com vendas como “muito importante”. Já o objetivo de melhorar o relacionamento aparece em segundo lugar, com 69% dos respondentes tendo considerado “muito importante”, seguido dos objetivos aumentar a exposição da marca – branding (61%), aumentar tráfego para o website (44%) e gerar leads (37%).

Representatividade do e-commerce por canal
E-mail Marketing – 90% dos respondentes citaram usar este canal. As expectativas principais são aumentar receita com vendas (45%) e aumentar tráfego para o website (17%). Contudo, a análise da Experian Marketing Services mostra que a participação no tráfego total do canal E-mail é 9,39% e a participação na conversão total de 14,14%.

Em termos de recursos, 48% dos anunciantes investem mais de 10% da verba neste canal. Quanto ao retorno sobre o investimento (ROI), 65% deste subgrupo afirma que E-mail está gerando ROI e que continuará investindo neste canal (48%) ou aumentará investimento neste canal (17%). Outros 17% afirmam que vão começar a investir neste canal porque acreditam que o canal vai gerar ROI.

Mídias Sociais – 88% dos respondentes citaram usar este canal. A expectativa é principalmente de melhorar relacionamento com o público (54%), seguida de aumentar exposição da marca (21%). Na realidade, porém, a participação do canal no tráfego total dos sites de e-commerce é de 17,24% – a segunda maior –, enquanto a participação do canal na conversão total é de 12,16%. Ao todo, 69% dos anunciantes investem menos de 10% da verba neste canal.
Search – 72% dos respondentes citaram usar este canal. As principais expectativas são aumentar receita com vendas (39%) e aumentar tráfego para o website (29%). Na realidade, a participação do canal no tráfego total é de 27,25% e a participação na conversão total 33,73%. Dos anunciantes, 50% investem mais de 10% da verba neste canal.

“Ao utilizar dados sobre o relacionamento prévio do consumidor com a marca de forma cada vez mais efetiva, é possível transformá-los em conhecimento para gerar melhores taxas de vendas. Esta é uma tendência que poderá ser observada, no futuro, para as mídias sociais também, à medida que os profissionais de marketing aprendam a lidar com a riqueza de informações disponíveis neste canal, criando ações de marketing cada vez mais personalizadas e, consequentemente, mais efetivas”, conclui Salvi.

Abaixo, segue a tabela com dos objetivos das empresas com investimentos por canal:

Metodologia
O estudo é composto por duas pesquisas distintas: a primeira apontou a performance dos canais E-mail Marketing, Mídias Sociais e Search no comércio eletrônico e a outra desvendou as preferências dos profissionais de marketing em seus investimentos.

Pesquisa 1: Monitoramento do comportamento de busca, navegação e conversão em compras de usuários em todo o Brasil entre os dias 13 de julho e 11 de agosto de 2012 por meio da ferramenta de inteligência digital e análise competitiva Experian Hitwise nos sites de e-commerce selecionados. Os sites selecionados representam 84,40% da audiência da categoria de Lojas de Departamento e 71,25% da categoria Moda e Acessórios no mês de julho de 2012, segundo dados da própria ferramenta.

Pesquisa 2: Um questionário foi enviado por e-mail para a base de relacionamento da empresa composta por profissionais de marketing e comunicação por meio da plataforma de gestão e envio de e-mail marketing Experian Virtual Target de 03 a 09 de agosto de 2012. A amostra é composta de 1.068 respondentes de agências de comunicação (25%), veículos de comunicação (26%) e anunciantes (49%). Essas empresas estão dividas entre os portes micro (33%), pequeno (21%), médio (10%) e grande (36%). Destas empresas, 44% são B2B2C, 32% B2B e 23% B2C.

Sobre a Experian Marketing Services
A Unidade de Marketing Services da Experian oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico, e-mail marketing e marketing digital.
www.serasaexperian.com.br/marketingservices

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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