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Demanda do Consumidor por Crédito

Após nove meses em queda, busca por crédito registra alta

09/08/2012

No mês de julho, a demanda foi puxada por consumidores de baixa renda

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito no mês de julho/12 foi 8% superior à verificada em junho/12. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (julho/11), houve crescimento de 2% na demanda do consumidor por crédito em julho/12. Foi a primeira alta interanual, isto é, contra um mesmo mês do ano anterior, em nove meses (a última havia sido em outubro/11). No acumulado de janeiro a julho de 2012, a demanda do consumidor por crédito foi 6% inferior ao mesmo período do ano passado (janeiro a julho de 2011).

Segundo os economistas da Serasa Experian, as sucessivas reduções das taxas de juros, os incentivos fiscais de reduções do IPI e o início do processo de gradual normalização dos níveis de inadimplência do consumidor começam a impactar favoravelmente a retomada da busca do consumidor por crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

No primeiro mês do segundo semestre, a demanda do consumidor por crédito reagiu mais intensamente nas camadas da população de mais baixa renda. Os percentuais foram maiores nas três primeiras camadas (veja abaixo o percentual de cada uma das seis classes de renda.): os consumidores que ganham até R$ 500 mensais expandiram a sua demanda por crédito em 7,9% no mês de julho/12. Já os de renda entre R$ 500 e R$ 1.000 a expandiram em 8%, e os de renda entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais em 8,2%.

Por conta do impacto do aumento do salário-mínimo, apenas a camada de renda mais baixa da população (ganhos até R$ 500 mensais) registra crescimento da sua procura por crédito (alta de 3,2%) no acumulado do ano até agora (janeiro a julho de 2012 frente ao mesmo período do ano passado). Todas as demais faixas de renda continuam exibindo quedas neste mesmo critério de comparação.

Análise por região

No mês de julho/12 as maiores altas na busca do consumidor por crédito ocorreram nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste, com variações de 8,8%, 8,7% e 8,6% respectivamente, frente ao mês de junho/12. Na Sudeste a alta foi um pouco menor, 7,7% na comparação mensal e, por fim, na Norte o crescimento foi de apenas 3,8% na demanda do consumidor por crédito no mês de julho/12.

Apesar deste menor crescimento mensal, vale ressaltar que no acumulado do ano (janeiro a julho de 2012), a região Norte é a que ainda apresenta a maior taxa de expansão da demanda dos seus consumidores por crédito (alta de 1% frente ao acumulado dos primeiros sete meses de 2011). Todas as demais estão com taxas negativas, no acumulado do ano, de crescimento da procura dos seus consumidores por crédito.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

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