Últimas Notícias

Pesquisas Serasa de Perspectiva Empresarial

Cai parcela de varejistas com o faturamento no Dia dos Pais

31/07/2012

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 registra 41% dos entrevistados otimistas com o faturamento na data, o mesmo resultado de 2009. Em 2011, essa parcela foi maior: 55%

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 aponta que 41% dos entrevistados esperam aumento do faturamento para a data, na comparação com igual período de 2011. Os que apostam em estabilidade são 39% e em queda do faturamento 20%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 entrevistou 1.000 empresários e executivos do varejo e foi a campo de 3 a 13 de julho.

 

Análise por porte

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas em relação a ampliar seu faturamento neste Dia dos Pais, na comparação com igual data do ano passado. São 72% de seus varejistas que compartilham dessa opinião. Nas médias empresas essa parcela é de 56% e nas pequenas 41%.

 

Análise por Região

O Norte aparece como a Região com mais varejistas otimistas sobre o faturamento na data, 63%. Na sequência estão, praticamente, empatados o Nordeste (42%); o Centro-Oeste e o Su,l com 41% cada uma. O Sudeste tem 34% de varejistas otimistas.

 

Os estímulos ao consumo já impactam nas vendas?

Quando perguntados se haviam já percebido um aumento nas vendas, por conta das presentes medidas de estímulo ao consumo, 40% dos varejistas de grandes empresas responderam afirmativamente e 60% disseram que não. Esta posição se distingue dos demais portes, pois nas médias somente 28% dos entrevistados já notaram aumento e nas pequenas 24%. Por região, dos que já perceberam evolução 36% estão na Norte; 30% na região Nordeste e na Centro-Oeste; 18% na Sul e 14% na região Sudeste.

 

Os juros baixos e a redução do IPI aumentarão as vendas?

A resposta é afirmativa para 27% dos entrevistados. 70% responderam que não afetarão e 3% acreditam que caiam. Por porte, 40% dos varejistas de grandes acham que esses incentivos aumentarão as vendas neste Dia dos Pais. No mesmo sentido, vão 31% dos empresários do médio varejo e 27% do pequeno. Por região, a Nordeste tem a maior parcela de respondentes dizendo que as vendas subirão: 34%. Na sequência estão 30% na Norte; 27% na Centro-Oeste; 22% na Sul e 21% na Sudeste.

 

Presentes

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 aponta que os presentes mais procurados pelos filhos serão roupas, sapatos e acessórios (57%); celular e smartphone (16%); perfumaria e cosméticos (10%); eletrônicos (7%); ferramentas (2%); bebidas (2%); joias, relógio e caneta (2%); produtos de informática (1%); refeição em restaurante (1%) e outros (2%).

No Dia dos Pais 2011, os presentes mais ofertados foram roupas, sapatos e acessórios (56%); celular e smartphone (19%); perfumaria e cosméticos (9%); eletrônicos (7%); bebidas (2%); joias, relógio e caneta (1%); produtos de informática (2%), e outros (3%).

 

Gasto médio com presentes

Na pesquisa, os varejistas responderam que 24% dos presentes custarão até R$ 50; 41% de R$ 51 a R$ 100; 26% de R$ 101 a R$ 200; 4% de R$ 201 a R$ 300; 3% de R$ 301 a R$ 500 e 2% mais de R$ 500. No Dia dos Pais 2012, o tíquete médio deve ser de R$ 134.

No Dia dos Pais 2011, o gasto médio com presentes foi 25% até R$ 50; 41% de R$ 51 a R$ 100; 24% de R$ 101 a R$ 200; 7% de R$ 201 a R$ 300; 2% de R$ 301 a R$ 500 e 1% acima de R$ 500.

 

Composição das vendas

As vendas neste Dia dos Pais serão compostas por 51% à vista e 49% a prazo. Na mesma data de 2011, a composição foi de 47% à vista e 53% a prazo.

 

Meios de pagamento

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 mostra que 43% dos pagamentos das compras à vista serão efetuados em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 21% em cartão de débito; 11% cheque; 1% cartão da loja e 1% “outros”. Nas vendas a prazo: 50% em cartão de crédito parcelado; 23% em cheque pré-datado; 18% financiamento ou crediário; 3% cartão de débito parcelado; 2% cartão da loja parcelado e 4% outros.

No Dia dos Pais 2011, as compras à vista foram realizadas por: 41% em dinheiro; 24% em cartão de crédito; 19% cartão de débito; 14% cheque; 1% cartão da própria loja e 1% outros. Na modalidade a prazo: 49% cartão de crédito parcelado; 25% cheque pré-datado; 19% financiamento ou crediário; 2% cartão de débito parcelado; 2% cartão da própria loja parcelado e 3% outros.

 

Parcelamento

Neste Dia dos Pais, não há ampliação do parcelamento verificado em igual data de 2011, quando eram: cheque pré-datado em até 4 vezes. Cartão de crédito e financiamento ou crediário em até seis vezes, nas compras a prazo.

 

Comentários

A Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para o Dia dos Pais 2012 mostra uma parcela menor de varejistas otimistas. Essa opinião é balizada pelo nível de atividade econômica, pelos indicadores de inadimplência e pelas condições financeiras das empresas.

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas porque possuem maior liquidez, muitas vezes possuem parcerias com bancos e têm melhores condições para ofertar promoções mais adequadas às necessidades do consumidor.

Nas questões sobre os impactos dos estímulos oficiais ao consumo nas vendas, a grande empresa do varejo aparece novamente em destaque, pois sua percepção de venda em escala é mais apurada. Assim, as vendas crescem primeiro nesse porte, para depois serem pulverizadas pelos demais portes.

Sobre os presentes, chama a atenção os que tiveram expectativa maior que no Dia dos Pais 2011, tais como roupas, sapatos e acessórios; perfumes e cosméticos; refeição em restaurante e, pela primeira vez, aparecem as ferramentas. É interessante notar que esse conjunto de presentes possui amplas opções de preços. Os mais baratos serão comprados à vista, pelos filhos mais endividados.

Aliás, essa é a razão para o aumento das vendas à vista, na comparação Dia dos Pais 2012/2011. Mesmo com um tíquete médio razoável (R$ 134), o consumidor dará preferência para as vendas em dinheiro ou em cartão de crédito parcelado.

 

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 foi a campo no período de 3 a 13 de julho, com 1.000 executivos do setor do comércio de todo o país. Esta pesquisa para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.