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Inadimplência das Empresas

Inadimplência das empresas recua 5,7% na comparação mensal, revela Serasa Experian

30/07/2012

A inadimplência das empresas recuou 5,7% na comparação de junho deste ano com maio último, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. No primeiro semestre de 2012, na comparação com igual período do ano anterior, a inadimplência das pessoas jurídicas cresceu 16,5%, a maior alta para os seis primeiros meses do ano desde 2009, quando houve um crescimento de 35,8% na inadimplência dos negócios.

A inadimplência das empresas também apresentou elevação na relação entre junho de 2012 e igual mês de 2011. O crescimento verificado foi de 11,4%.

As dívidas não pagas junto aos bancos foram as que mais aumentaram no primeiro semestre de 2012: alta de 23,9% frente ao mesmo período de 2011, contribuindo com 4,7 pontos percentuais no crescimento da inadimplência. Já os protestos e as dívidas não bancárias cresceram em ritmos praticamente idênticos neste primeiro semestre de 2012: altas de 19,0% e de 18,9% frente aos primeiros seis meses de 2011. Por fim, o volume de cheques devolvidos por falta de fundos avançou apenas 3,7% no primeiro semestre de 2012.

 

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas

1º Semestre 2012 X 1º Semestre 2011

Dívidas não bancárias

Bancos

Protestos

Cheques

Total

Variação (%)

18,9

23,9

19,0

3,7

16,5

Peso (%)

32,3

19,7

26,5

21,5

100

Contribuição (p.p.)

6,1

4,7

5,0

0,8

16,5

 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, esse comportamento de queda na comparação mensal ocorreu por conta do recuo na inadimplência do consumidor. Como grande parte das empresas brasileiras, considerando as de pequeno e médio portes, estão no varejo e no setor de serviços, elas transacionam diretamente com o consumidor e refletem rapidamente esse movimento. Outro fator para esta queda em junho é a base de comparação elevada em maio (9,4%). Além disso, também contribuiu para redução no mês a menor quantidade de dias úteis em junho.

Os economistas da Serasa Experian também argumentam que as empresas vêm registrando várias dificuldades, tais como baixa geração de receitas, por causa da retração da atividade econômica doméstica; contas a receber comprometido, em decorrência da inadimplência do consumidor e de empresas clientes; linhas de crédito para capital de giro mais seletivas, dada a inadimplência alta e a maior percepção de risco no crédito; crescimento das obrigações financeiras, considerando a desvalorização do real e o fato de que muitas pessoas jurídicas que têm dívidas no exterior agora devem mais em moeda nacional. Por fim, também a exportação mais difícil, como consequência dos principais mercados externos estarem com baixo crescimento ou recessão.

Esse extenso conjunto de fatores desfavoráveis para as empresas deve ser gradualmente dissipado, ante a expectativa de recuperação da atividade interna, a partir do último trimestre do ano.

Valor médio das dívidas

Nos seis primeiros meses de 2012, as dívidas não bancárias (fornecedores, cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram um valor médio de R$ 775,08, o que representou um crescimento de 4,3% ante igual período de 2011.

As dívidas com bancos, por sua vez, tiveram de janeiro a junho de 2012 um valor médio de R$ 5.293,25 resultando em 5,5% de alta na relação com os seis primeiros meses de 2011.

Quanto aos títulos protestados, o valor médio verificado de janeiro a junho foi de R$ 1.932,23, com elevação de 10,9% sobre igual acumulado do ano anterior.

Por fim, os cheques sem fundos tiveram, nos seis primeiros meses de 2012, um valor médio de R$ 2.203,03, representando um aumento de 6,7% quando comparado com o acumulado de janeiro a junho de 2011.

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_empresas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições bancárias e não bancárias.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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