Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio fecha o semestre com alta de 7,6%, revela Serasa Experian

04/07/2012

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou 0,2% em junho/12 na comparação com maio/12, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Com este resultado, o primeiro semestre de 2012 encerrou com alta de 7,6% na atividade varejista, o menor desempenho dos últimos três anos: no primeiro semestre de 2010 crescera 10,7%, e na primeira metade do ano passado, a alta havia sido de 9,6%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os elevados níveis de endividamento e de inadimplência dos consumidores impediram um desempenho mais favorável da atividade varejista neste primeiro semestre de 2012, levando os consumidores a priorizarem o pagamento de dívidas em vez de contraírem novos financiamentos.

Os setores incentivados com isenções tributárias registraram bons desempenhos neste primeiro semestre de 2012. O movimento nas lojas de material de construção foi 7,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado; as lojas de veículos, motos e peças acusaram alta de 7,4% em relação ao primeiro semestre de 2011 e o varejo especializado de móveis, eletroeletrônicos e informática exibiu um ritmo de atividade, nestes seis primeiros meses de 2012, 5,2% acima do registrado entre janeiro e junho de 2011.

As lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registraram bom desempenho neste primeiro semestre, com crescimento de 7,6% perante o mesmo período de 2011. Já o movimento no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas cresceu apenas 2,3% neste semestre. Por fim, o movimento nos estabelecimentos comercializadores de combustíveis e lubrificantes foi, durante o primeiro semestre de 2012, somente 0,2% mais elevado que o verificado nos seis primeiros meses de 2011.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.