Últimas Notícias

Certificado Digital

Serasa Experian lança solução para emissão de CT-e

27/06/2012

Ferramenta também vai auxiliar empresas em todo o ciclo de negócios

Nesta quarta-feira, 27 de junho, foi lançada a solução Serasa Experian para o Transporte Rodoviário de Carga. O lançamento ocorreu durante o workshop promovido pela Serasa Experian sobre CT-e, documento que corresponde à nota fiscal eletrônica do frete, a ser substituída gradualmente pelo CT-e partir de dezembro.

“Esse é um projeto de benefícios para todo mundo”, afirmou no workshop o líder do Projeto CT-e da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Clóvis Antônio de Souza. Clóvis ressaltou que o CT-e vai permitir às empresas economizar “na aquisição, na impressão e no gerenciamento de papel”.

O Portal DF-e Serasa Experian é o responsável por gerar, fazer a gestão e armazenar o CT-e, sem a necessidade de implantação de programas na base das empresas de transporte. O controle será feito pelo portal de Documentos Fiscais Eletrônicos da Serasa Experian e não acarreta investimentos na compra de licenças ou softwares. A ferramenta ainda vai auxiliar as empresas a prospectar e recuperar clientes, desenvolver políticas de concessão de crédito e cobrança, possibilitando redução na inadimplência e aumento da margem de lucro de cada frete.

O CT-e é um registro de existência exclusivamente digital, com o intuito de documentar uma prestação de serviço de transporte, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e a autorização de uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte. “Este trâmite eletrônico dá mais segurança, integridade e confiabilidade às informações, além de tornar mais ágil o processo”, informa o gerente de soluções para documentos fiscais eletrônicos da Serasa Experian, Paulo Gabech, que também palestrou no evento. O CT-e gera uma representação gráfica impressa simplificada, o Dacte (Documento Auxiliar do CT-e). “O Dacte não substitui o Conhecimento de Transporte Eletrônico”, explica Gabech, “ele é utilizado apenas como um comprovante que acompanha a mercadoria”.

A Serasa Experian já trabalha com empresas que realizam a emissão do CT-e. “A companhia está tecnologicamente preparada para auxiliar as transportadoras nessa nova etapa”, diz o gerente. Entre as vantagens extras da solução Serasa Experian destacadas pelo especialista está a comunicação direta com as Secretarias de Fazenda estaduais, a inclusão dos certificados digitais necessários, o envio automático do documento aos destinatários estipulados e o acompanhamento de eventuais mudanças legais.

O sucesso da nota fiscal eletrônica no país é um bom indicador de que o CT-e também funcionará bem, acredita o gerente. “O Brasil é referência nesse projeto e a plataforma da NF-e é a mesma utilizada para gerir o Conhecimento de Transporte Eletrônico.”

Legislação
O Projeto Conhecimento de Transporte Eletrônico foi desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal, a partir da assinatura do Protocolo ENAT 03/2006, de 10/11/2006, que atribui ao Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) a coordenação e a responsabilidade pelo desenvolvimento e implantação do CT-e.

Segundo informa o Ministério da Fazenda, o CT-e será utilizado na contabilização das receitas e efetivação do faturamento das transportadoras de todos os modais: rodoviário; aéreo; ferroviário; fluvial e multimodal. O documento tem seus campos de controle, tanto para efeito fiscal quanto para acompanhamento da empresa: nome, cadastro e endereços do embarcador e do destinatário da carga, além de dados sobre quem contratou o serviço de transporte, assim como valor do frete e de taxas, peso e preço da mercadoria. Para o Ministério, o novo documento deverá incentivar o comércio eletrônico graças à utilização de padrões abertos de comunicação via internet e à segurança da certificação digital.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.