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Solução alinhando objetivos estratégicos e restrições de negócios

26/06/2012

Solução Serasa Experian utiliza metodologias avançadas que permitem a otimização de estratégias de negócios, considerando os objetivos e restrições da empresa, em todas as etapas do ciclo de negócio

Marketswitch é a solução da Serasa Experian que permite a qualquer empresa desenhar estratégias de negócio para otimizar seu retorno financeiro, levando em consideração seus objetivos estratégicos e restrições operacionais, como, por exemplo, o apetite ao risco ou a lucratividade mínima exigida para um determinada linha de negócios. “A solução potencializa a tomada de decisões, aumentando a rentabilidade e impulsionando o crescimento sustentável da companhia”, exemplifica o presidente de Decision Analytics da Serasa Experian e Experian América Latina, Marcelo Kekligian. Segundo ele, uma das funcionalidades do Marketswitch é a maximização e otimização da interação com o cliente, conquistada quando a solução determina, de maneira personalizada, a ação ideal em cada interação. “O Marketswitch consegue a excelência na relação com o consumidor porque atende todo o ciclo do relacionamento entre a empresa e seu consumidor, da prospecção à cobrança.” As vantagens da solução são evidentes em cada uma das etapas deste ciclo. O Marketswitch potencializa a taxa de retorno das ações e aumento da rentabilidade e receita, além da reduzir custos, sempre alinhado às restrições estabelecidas pela empresa.

Para gestão da carteira, por exemplo, a solução maximiza os resultados da empresa determinando o produto – ou o pacote de produtos – mais adequado para cada consumidor. Isso porque o Marketswitch mapeia o movimento do cliente de maneira individual, identificando um ranking de ações que pode ser aplicado naquele caso. Em seguida, estabelece estatisticamente uma entre estas ações com percentual mais alto de acerto e rentabilidade.

A prevenção a fraude é uma etapa essencial e que deve ser considerada no ciclo de relacionamento com o consumidor. “Com a solução Marketswitch, consegue-se atingir um ponto de corte de fraude ótimo, ou seja, em que a estratégia irá desempenhar em sua capacidade máxima, trazendo os melhores resultados para a empresa”, explica o executivo. “Como a solução utiliza dados reais para suas rotinas de otimização de estratégias, as regras para detecção de operações suspeitas ou fraudulentas também são otimizadas durante o processo.” O mesmo acontece na fase de cobrança, favorecida com estratégias ótimas de recuperação porque ganha inteligência em a cada estágio de inadimplência – inicial ou avançado – ou pré-inadimplência.

O Marketswitch permite que o controle na tomada de decisões seja determinado pela própria empresa, que alinha seus objetivos estratégicos e riscos de negócio, maximizando assim seus resultados e mantendo as rédeas da situação. Apoiada nessas variantes – objetivos e restrições –, a solução projeta a estratégia mais apropriada. “A confiabilidade do produto está no fato de apontar o melhor caminho, que é baseado em modelos matemáticos e não em suposições”, pontua Marcelo.

Segmentos beneficiados
Outra vantagem do Marketswitch é sua versatilidade de aplicação. Ele foi desenvolvido para ser uma solução funcional não apenas para bancos ou administradoras de cartões, mas para um leque maior de organizações, incluindo empresas de varejo, telecomunicação e indústrias. “São segmentos que podem se beneficiar das possibilidades do Marketswitch e garantir rápida obtenção de resultados para o caixa da empresa”, diz o executivo.

Marketswitch no mundo
A Experian desenvolve soluções analíticas há mais de 30 anos. Essa experiência conferiu credibilidade para que o Marketswitch fosse uma ferramenta utilizada e aprovada por importantes empresas de segmentos distintos no mundo. É o caso da britânica Virgin Media, que atua na área de comunicação e entretenimento e buscou na solução uma maneira de aumentar a eficiência de seu marketing direto. Segundo o diretor de Marketing Direto da Virgin Media, Chris Bibby, a empresa possui uma base diversificada, que reflete a ampla gama de serviços prestados pela companhia. “Nossa estratégia de marketing precisa lidar com a complexidade desses clientes, antecipando necessidades futuras e apresentando ofertas relevantes”, diz o diretor.

Com o UK Retail Bank, a experiência com a utilização do Marketswitch também se mostrou satisfatória. Esse importante banco inglês buscava maneiras de vencer o  desafio de selecionar a melhor ação individualizada para que o atendimento fizesse a abordagem mais correta. Porém, era difícil destacar entre cerca de 400 potenciais argumentações qual seria a prioritária para aquele caso específico. Dessa forma, na grande maioria das vezes, o banco desperdiçava a chamada com ofertas que não estimulavam a efetivação de negócio algum. Foi quando o banco decidiu que precisava de um processo mais objetivo para equilibrar essas prioridades conflitantes de produtos.

O uso do Marketswitch para o UK Retail Bank foi considerada uma ação certeira para atender essas expectativas de vendas para todos os produtos e canais. Segundo a direção do banco, a ferramenta considera, em tempo real, a lucratividade de um produto e sua relevância para cada cliente, utilizando os dados mais recentes disponíveis na base de dados. Hoje, o UK Retail Bank opera a plataforma de inteligência analítica e o resultado prático dessa otimização da carteira representou um aumento de 25% no sucesso das ações.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com

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