Últimas Notícias

Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor tem a maior alta do ano

15/06/2012

Crescimento em maio é o terceiro mensal consecutivo; inadimplência não bancária foi a principal responsável pelo aumento do indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor continua subindo. O índice apresentou crescimento de 6,2% em maio deste ano, na comparação com abril de 2012, representando a terceira elevação mensal consecutiva. Na relação anual – maio deste ano contra o mesmo mês do ano passado – o indicador registrou alta de 21,4%, um pouco menor que a alta interanual observada em abril/12 (23,7%). No acumulado de janeiro a maio de 2012, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice apontou alta de 20%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescente endividamento do consumidor e as compras parceladas para o Dia das Mães foram as principais razões para a alta da inadimplência em maio. É importante ressaltar que este mês teve dois dias úteis a mais que abril, o que promoveu um maior registro de dívidas não honradas.

Na decomposição do indicador, todas as modalidades da inadimplência tiveram alta. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), em especial, puxaram esse crescimento, com variação de 9% e contribuição de 3,6%. A inadimplência com os bancos também subiu 3,1% (1,5 p.p). Os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram variação de 14,8% e 9,2%, com contribuição positiva de 0,2% e 0,9%, respectivamente, confira na tabela abaixo:

 

Cresce o valor médio das dívidas
O valor médio das dívidas registrou crescimento de janeiro a maio de 2012. As dívidas não bancárias cresceram 17,5%, os cheques sem fundos apresentaram elevação de 11,9%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 9,3% e 0,1%, respectivamente. Veja a tabela abaixo:

 

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.