Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Vendas para o Dia dos Namorados crescem menos que em 2011, afirma Serasa Experian

13/06/2012

Endividado, consumidor foi mais cauteloso este ano

As vendas para o Dia dos Namorados cresceram 5,2% na semana da data (06 a 12 de junho), na comparação com igual período de 2011, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2012. No ano passado, o aumento foi de 8,6% na semana.

No final de semana que antecedeu o Dia dos Namorados (08 a 10 de junho), por sua vez, as vendas cresceram 4,2%, em relação ao final de semana equivalente do ano anterior (10 a 12 de junho), ante 4,9% no final de semana antecedente à data em 2011, sobre 2010.

Portanto, apesar das elevações verificadas em 2012, as vendas para o Dia dos Namorados foram mais expressivas em 2011.

Em São Paulo
Na cidade de São Paulo, as vendas para o Dia dos Namorados também foram mais tímidas que em 2011. Na semana da data houve um crescimento de 4,1%, e no final de semana de 2,7%. Em 2011, as elevações foram de 6% na semana e de 4,8% no fim de semana.

Para os economistas da Serasa Experian, o fato de o consumidor estar endividado e mais cauteloso em relação a novos parcelamentos foi determinante para o resultado das vendas neste Dia dos Namorados, mesmo com as taxas de juros mais baixas. Ciente de que sua prioridade é a renegociação de dívidas, o consumidor continuou com o pé no freio no que diz respeito às novas compras.

Cabe notar que mesmo com os atuais estímulos ao consumo, o desempenho das vendas neste Dia dos Namorados foi inferior ao do ano passado, quando havia as medidas macroprudenciais, baseadas nos juros elevados, para controle da inflação.

Mesmo com a confiança do consumidor aumentando em maio, as expectativas são de que seu reflexo no consumo seja somente na segunda metade do ano, sobretudo no último trimestre, com o Dia das Crianças e o Natal. Até lá, o consumidor tem tempo suficiente para colocar sua situação em ordem.

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Dia dos Namorados 2012 tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 06 a 12 de junho de 2012 e comparadas às consultas realizadas no período de 06 a 12 de junho de 2011; e as do período de 08 a 10 de junho de 2012, e comparadas às do período de 10 a 12 de junho de 2011.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.