Últimas Notícias

Certificado Digital

Serasa Experian emite certificados digitais para carteiras funcionais do Ministério Público da Paraíba

28/05/2012

A Serasa Experian conclui na última semana a emissão dos certificados digitais ICP-Brasil para as carteiras funcionais dos promotores e procuradores de Justiça do Estado da Paraíba. As emissões são parte do projeto que encaminha para a implantação do sistema Aristóteles e MP Virtual no Ministério Público do Estado da Paraíba. O sistema MP Virtual consiste na informatização dos processos extrajudiciais, para tornar os trâmites mais eficientes e ágeis e o sistema Aristóteles para trâmite dos procedimentos administrativos da instituição.

Com suas carteiras funcionais com certificados digitais padrão ICP-Brasil, os promotores e procuradores de Justiça do Estado da Paraíba poderão acompanhar eletronicamente os processos em instâncias superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que atuam exclusivamente com processos eletrônicos.

Além das emissões nesta semana dos 217 Certificados Digitais, a Serasa Experian promoveu, no início de maio, uma palestra para os membros do Ministério Público da Paraíba sobre a importância da certificação digital no âmbito do judiciário. O palestrante foi o gerente Projetos de Identidade Digital Serasa Experian, Ricardo Francia.

“A certificação digital é uma tecnologia que está presente no nosso dia a dia há uma década e sua utilização tem se intensificado muito no âmbito do judiciário, justamente porque é imprescindível para o que chamamos de ‘desmaterialização’, eliminando papéis, arquivamento físico, ocupação de espaços e consequentemente proporcionando mais economia, agilidade, sustentabilidade e eficiência”, afirma Francia, acrescentando que um dos atributos da certificação digital ICP-Brasil é a validade jurídica.

O Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério Público da Paraíba, Jefferson Ferreira Barbosa, acrescenta outro atributo muito relevante da certificação digital: “haverá maior segurança em relação às tramitações de processos e requerimentos administrativos feitos por membros e servidores do MPPB”. O Departamento também promoverá treinamentos sobre o uso da certificação digital para membros e servidores para readequação das rotinas de trabalho, quando necessário.

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.