Últimas Notícias

Hitwise

Facebook é líder nos finais de semana e feriados em abril, de acordo com dados da Experian Hitwise

07/05/2012

Google Brasil ainda é o mais visitado no mês e durante a semana

O Facebook liderou o ranking de sites mais visitados no Brasil em todos os finais de semana e feriados de abril, exceto no sábado do dia 07. Entretanto, o Google Brasil permanece como site mais visitado durante os dias de semana e no período consolidado para o mês de abril. É o que revela o estudo mais recente da Experian Hitwise, ferramenta líder global de inteligência digital que mensura o comportamento da maior amostra de internautas no Brasil e no mundo. Os dados apresentados no estudo dizem respeito apenas ao mercado brasileiro.

 

“Embora de forma geral nossas análises apontem que os brasileiros utilizam menos a internet nos finais de semana e feriados, com este levantamento verificamos que o Facebook acaba recebendo uma fatia maior do bolo durante os períodos de lazer”, afirma Juliano Marcílio, presidente da Experian Marketing Services para América Latina, empresa proprietária da solução Experian Hitwise e responsável por oferecer informações de mercado para gestores de áreas de marketing e comunicação na região.

Gráfico com a participação diária em visitas do Facebook e do Google Brasil em relação a Todas as Categorias durante o mês de abril de 2012 no Brasil

Os dados revelam que o Google Brasil permanece na primeira posição em todos os dias úteis do mês, fato que permite ao buscador continuar como o mais visitado no mês de abril. Entretanto, a diferença entre o site da gigante de Mountain View e a rede social de Mark Zuckerberg é cada vez menor, conforme dados dos últimos 12 meses. Entre o mês de abril de 2011 e abril de 2012, o Facebook conquistou 7,64 pontos percentuais (p.p), ao sair de 2,12% de participação em visitas feitas pelos brasileiros para os atuais 9,76% registrados no mês passado. No mesmo período, o Google Brasil ficou praticamente estável, apresentando uma ligeira queda de 0,76 p.p., saindo de 11% de participação em visitas para 10,24%.

Gráfico com a participação mensal em visitas do Facebook e do Google Brasil em relação a Todas as Categorias durante os últimos 12 meses no Brasil

“Na verdade, o Brasil está seguindo, de maneira tardia, uma tendência global já verificada nas nossas análises em países como os Estados Unidos. Lá, desde março de 2010, o Facebook vem liderando os rankings mensais de sites mais visitados. Isto se deve, em grande medida, à própria natureza dos sites: enquanto um foi feito para proporcionar uma experiência quase que instantânea para os usuários, o outro pretende que eles interajam dentro dele o máximo possível”, afirma Marcílio.

“É preciso lembrar também que o Orkut, até pouco tempo, reinava absoluto em nosso país no que diz respeito ao mercado de redes sociais. Este fato significou uma barreira competitiva real para que o Facebook pudesse crescer por aqui. Além disso, nos EUA, o mercado de buscadores é muito mais competitivo e ferramentas como o Bing e Yahoo! ficam com uma participação significativa. Entretanto, isso não acontece no Brasil, já que o Google detém mais de 90% das buscas feitas pelos usuários brasileiros, de acordo com dados da Experian Hitwise. Todos esses fatores, em última análise, contribuíram para que ele se tornasse um adversário difícil de ser alcançado – pelo menos até o momento”, conclui Marcílio.

A data de 1o de abril marcou a primeira vez que a rede social ultrapassou o buscador no Brasil em participação de visitas, conforme outro estudo recente da Hitwise divulgado pela empresa no dia 17/04 e disponível aqui.

Páginas Vistas

Já em relação a páginas vistas, métrica que permite analisar melhor a interação dos usuários com cada site, o Facebook registrou 27,08% de participação, enquanto o Google Brasil obteve 6,87%. Estes números significam que praticamente uma em cada quatro páginas vistas pelos brasileiros durante o mês de abril pertenciam ao Facebook, fato garante a ele a primeira posição no mês também nesta métrica. O Google Brasil ficou em terceiro, atrás da sua própria rede social, o Orkut, que representou 8,22% das páginas vistas no período.

O pico de participação em páginas visitas do Facebook foi registrado no dia 29/04, domingo, quando a rede social obteve 31,31%.

Gráfico com a participação diária em páginas vistas do Facebook, do Orkut e do Google Brasil em relação a Todas as Categorias durante o mês de abril de 2012 no Brasil

O Facebook passou o Google Brasil pela primeira vez na Internet no Brasil no fim de semana de 14 e 15 de abril. Para mais informações, acesse o link.

 

 

Experian Hitwise
A Experian Hitwise é a ferramenta líder de inteligência digital da Experian que ajuda clientes a proteger e aumentar sua participação de mercado por meio da aplicação de dados de mensuração de internet. A Hitwise tem a maior amostra de usuários de internet do mundo – 25 milhões de pessoas, sendo 500 mil no Brasil -, que permite que clientes entendam o comportamento de seus consumidores e concorrentes na internet.
A Hitwise tem presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Cingapura, Canadá, Brasil e China.
Mais informações sobre a Hitwise estão disponíveis em www.hitwise.com e www.hitwise.com.br.

Experian
O grupo Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com.

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.