Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio inicia o segundo trimestre em alta

07/05/2012

Somente o segmento de veículos, motos e peças registrou queda em abril

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país avançou 0,7% em abril/12, já descontadas as influências sazonais, engatando a segunda alta mensal consecutiva nesta abertura de segundo trimestre.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 6,0% do movimento do varejo em abril deste ano. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2012, a atividade varejista cresceu 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo gradativo dos níveis de inadimplência do consumidor, os ganhos reais de renda das pessoas ocupadas e as medidas de estímulo ao crescimento econômico que vem sendo tomadas pelo governo aos poucos começam a produzir efeitos positivos sobre a atividade varejista. Além disto, o Dia das Mães deverá também dar um impulso extra ao movimento dos consumidores nas lojas neste segundo trimestre.

Na abertura setorial do indicador, apenas o segmento de veículos, motos e peças registrou queda de movimento dos consumidores em suas lojas no mês de abril (-1,9% frente ao mês de março/12). O fato de a inadimplência ter subido muito neste segmento e o maior rigor na concessão de crédito devem impedir uma trajetória mais acelerada de crescimento das vendas deste segmento em 2012. Por outro lado, o segmento de material de construção reagiu e avançou 1,9% em abril, recuperando-se de duas quedas sucessivas dos meses anteriores (-0,5% em fevereiro/12 e -0,1% em março/12). Também os segmentos de tecido, vestuário, calçados e acessórios (alta de 1,3%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (crescimento de 1,2%) foram destaques da atividade varejista nacional no mês passado.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.