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Qualidade de Crédito do Consumidor

Qualidade de crédito do consumidor avança no 1º trimestre de 2012, revela Serasa Experian

20/04/2012

Melhora da qualidade de crédito consumidor concentrou-se nas regiões mais ricas

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor, que avalia a qualidade de crédito do consumidor em uma escala de 0 a 100, subiu para 80,4 pontos no primeiro trimestre de 2012. Foi o maior valor deste indicador desde o primeiro trimestre de 2010. Quanto maior o valor do indicador, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de se incorrer em inadimplência em um horizonte de 12 meses, caso este consumidor venha a obter crédito.

O recuo da inflação, a redução dos juros, a manutenção de patamares mínimos históricos para a taxa de desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento são elementos que estão auxiliando na diminuição do risco prospectivo de inadimplência dos consumidores, salientam os economistas da Serasa Experian.

Análise Regional
Foi nas regiões mais desenvolvidas do país que se concentrou a melhora da qualidade de crédito do consumidor neste primeiro trimestre de 2012, que passou de 80,6 para 80,8 no Sudeste; de 84,9 para 85,3 no Sul; e de 79,1 para 79,5 no Centro-Oeste. No Norte e no Nordeste, a qualidade de crédito do consumidor permaneceu estável em 76,0 e em 78,4, respectivamente, na passagem do quarto trimestre de 2011 para o primeiro trimestre de 2012.

Na análise regional, verifica-se que as regiões Sul e Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional (80,4) em termos de qualidade de crédito dos seus consumidores, registrando as marcas de 85,3 e 80,8, respectivamente. Em seguida, vem a região Centro-Oeste, com 79,5, e a região Nordeste, com 78,4. E, por fim, aparece a região Norte, com 76,0.

Análise por Rendimento Pessoal Mensal
Com exceção dos consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 mensais, que apresentaram ligeiro recuo de 92,0 para 91,9 na sua qualidade de crédito, todas as demais camadas de renda mantiveram estáveis ou evoluíram suas qualidades de crédito durante o primeiro trimestre de 2012. A maior alta (0,4%) ficou por conta dos consumidores que ganham acima de R$ 10.000 mensais, cujo indicador de qualidade de crédito passou de 93,8 para 94,1.

Todavia, as faixas de rendimento mais baixos continuam apresentando níveis menores em termos de qualidade de credito. Neste sentido, a classe que ganha até R$ 500 por mês é a que possui o menor índice de qualidade de crédito (75,9). No outro extremo, a classe acima de R$ 10 mil registra o melhor indicador 94,1, seguida pela classe de renda de R$ 5 mil a 10 mil (91,9). Isto mostra que a qualidade de crédito do consumidor é positivamente correlacionada com a sua renda.

Metodologia do Indicador
O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor avalia, trimestralmente, o risco de crédito dos consumidores. É construído a partir dos scores computados a partir de uma amostra aleatória representativa de pessoas físicas sem identificação, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica e classe de rendimento mensal.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
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Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
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