Últimas Notícias

DA

Hunter, da Serasa Experian, realiza a detecção de indícios de fraude

17/04/2012

A tecnologia pode ser empregada em vários segmentos e está apta a identificar manipulação de dados, omissão de informações, roubo e falsificação de documentos, além da atuação de grupos organizados de fraudadores

A agilidade cobrada pelo mercado no momento da concessão de crédito, por conta da concorrência acirrada, abre precedentes para que as empresas, na ânsia de conquistar o cliente, fiquem vulneráveis a ações fraudulentas. Correr atrás do prejuízo, localizando a fraude apenas depois de ela ter sido consumada, gera novas perdas, com baixa probabilidade de a situação ser revertida. Aqui vale um conselho antigo: prevenir é melhor que remediar.

A solução Hunter, disponibilizada pela Serasa Experian, foi desenvolvida para detectar, com agilidade, propostas com características possivelmente fraudulentas. A tecnologia permite configuração de regras antifraudes específicas para empresas de segmentos como automotivo, bancário, cartões de crédito, financeiro, seguros, telecomunicação e varejo. “É uma solução adaptável às condições da empresa e preparada para detectar o tipo de fraude mais comum naquele ambiente”, diz o presidente da unidade de negócios Decision Analytics da Serasa Experian, Marcelo Kekligian.

O objetivo do Hunter é impedir que as companhias caiam em armadilhas de fraudadores quando permitem que propostas suspeitas sejam aprovadas. Além de tecnologia avançada e de regras antifraude customizadas por segmento, o software possui sofisticados algoritmos para combinação de dados, o que transfere agilidade e inteligência ao processo. Entre os tipos de fraudes identificadas estão: a manipulação de dados, a omissão de informações, o roubo e a falsificação de documentos e a atuação de grupos organizados de fraudadores. Os prejuízos evitados são facilmente mensuráveis pela empresa que consegue quantificar o ônus evitado com as fraudes impedidas.

O compartilhamento de informações entre empresas que utilizam o Hunter potencializa sua ação preventiva, na medida em que cruza dados sobre padrões e tendências presentes nas atividades fraudulentas. Outro fator que eleva o grau de confiabilidade da tecnologia é a fácil integração com o portfólio de soluções antifraude e de crédito da Serasa Experian. Esses elementos levam à evolução e ao monitoramento perene da carteira, criando um ciclo de detecção, investigação e melhoria do processo de aprovação de propostas e concessão de crédito. “O Hunter é uma plataforma flexível, que permite a configuração de diferentes regras para prevenção à fraude”, diz Marcelo. “E isso é fundamental porque o mercado de fraudes é dinâmico e exige a criação de novas regras antifraude constantemente.”

Hunter no mundo
Desenvolvido na Inglaterra em 1991, o Hunter acumula resultados positivos em empresas de vários segmentos, em especial bancos e companhias de cartões de crédito, provenientes de 11 países ao redor do mundo. Na Europa, cerca de 90 empresas clientes Experian trabalham com o Hunter. No mundo são 120 soluções implantadas em diversos setores do mercado.

O Hunter é referência mundial em detecção de fraudes. Sua eficácia já foi chancelada pelo prêmio britânico Queen´s Award, em 2006, na categoria inovação, cuja entrega foi feita pessoalmente pela rainha Elizabeth 2ª. Os clientes Hunter no Reino Unido obtiveram uma redução de fraudes de falsidade ideológica em 80% depois do uso da solução, totalizando uma economia de US$ 1,3 bilhão ao ano para as companhias usuárias daquele país.

Para se ter uma ideia da eficiência do produto, nos últimos seis anos, as emissoras de cartões de crédito na Inglaterra evitaram um prejuízo de £ 585.545.572 graças à solução. “Nesse mesmo período ficou evidenciado que o segmento de cartões de crédito naquele país é recordista em números de tentativas de fraude”, salienta Kekligian. A amostragem inglesa aponta que, em 2010, de um total de 61.185 tentativas de fraudes nos segmentos automotivo, de seguros, empréstimos, hipotecas e cartões, 35.396 correspondiam ao mercado de cartões.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.