Últimas Notícias

Falências e Recuperações

Pedidos de falências crescem no trimestre, revela Serasa Experian

10/04/2012

Taxas de juros ainda elevadas e desaceleração da atividade econômica contribuíram com elevação

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações registrou, de janeiro a março de 2012, 449 pedidos de falências em todo o país. O número supera os 437 requerimentos realizados em igual período de 2011.

Dos 449 pedidos de falências realizados no primeiro trimestre deste ano, 253 foram feitos por micro e pequenas empresas, 116 por médias e 80 por grandes.
Para os economistas da Serasa Experian, o crescimento nos pedidos de falência, na comparação entre os primeiros trimestres de 2012 e 2011, deve-se às taxas de juros ainda elevadas – sobretudo no capital de giro –, da alta inadimplência do consumidor e das oscilações na atividade econômica.

Na variação mensal, março ante fevereiro, houve evolução das falências requeridas, decretadas e das recuperações judiciais, em razão do maior número de dias úteis no terceiro mês do ano. O Carnaval, em fevereiro, definiu um menor número de dias úteis, o que também levou muitas falências e recuperações desse mês ser registradas em março, contribuindo para ampliar a estatística.

*Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.