Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Consumidor espera por melhores preços e deixa para a última hora as compras de Páscoa, revela Serasa Experian

09/04/2012

As vendas no final de semana da Páscoa (06 a 08 de abril) cresceram 5,8% em todo o Brasil, na relação com as vendas realizadas no período equivalente de 2011 (22 a 24 de abril), conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2012. No ano anterior, as vendas de última hora haviam crescido 2,5%, quando comparadas com o final de semana da Páscoa de 2010.

As vendas na semana da Páscoa (02 a 08 de abril), por sua vez, cresceram 5,6%, na comparação com igual semana do ano anterior (18 a 24 de abril). O avanço foi inferior à alta de 9,1%, verificado na semana da Páscoa de 2011 sobre o mesmo período de 2010.

Em São Paulo

Na cidade de São Paulo, as vendas no final de semana ficaram ligeiramente abaixo do resultado nacional, com crescimento de 4,4%. No ano anterior, as vendas nesse período haviam recuado 17,6%. Quanto à semana da Páscoa de 2012, as vendas na capital paulista avançaram 1,3%, abaixo dos 6,7% observados em igual semana do ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as vendas na Páscoa são, normalmente, mais fortes durante a semana e menores no fim de semana, em razão dos consumidores que aproveitam o feriado para viajar.

Neste ano, porém, as vendas mais fortes foram no final de semana, quando cresceram 5,8%, e de uma forma equilibrada com o dado da semana, que alcançou um aumento de 5,6% ante a Páscoa 2011, em âmbito nacional. A cidade de São Paulo seguiu o mesmo comportamento de compras mais fortes no fim de semana.

É bom destacar que os consumidores mais endividados ou os que não tiveram interesse em viajar deixaram as compras para a última hora, a fim de pesquisar preços, na expectativa de uma redução nos valores ou aguardando promoções de parcelamento dos Ovos de Páscoa.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 02 a 08 de abril de 2012 e comparadas às consultas realizadas no período de 18 a 24 de abril de 2011; e as do período de 06 a 08 de abril de 2012, em comparação às do período de 22 a 24 de abril de 2011.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.